Notícias

1 17/04/2024 10:45

As ações de policiamento foram reforçadas na região após cinco dias de tiroteios e invasões a casas abandonadas por moradores; facções disputam território no bairro

Um policial do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar foi baleado na noite desta terça-feira (16) durante uma troca de tiros com traficantes no bairro de Mirantes de Periperi, em Salvador. A informação foi confirmada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).

O policial foi atingido por um tiro na perna e socorrido para uma unidade de saúde da região. O estado de saúde é considerado estável e sem gravidade.

As ações de policiamento foram reforçadas na região desde o último sábado (13), segundo a SSP. Até esta terça, os militares capturaram cinco suspeitos e apreenderam vários itens usados pelos criminosos como fuzil, pistolas e munições. Ainda de acordo com a SSP-BA, as ações contra as facções continuarão intensificadas no bairro.

Na noite de segunda-feira (15) houve confronto entre traficantes e criminosos na região. Equipes da 18ª e da 31ª CIPMs, dos Batalhões de Choque e Patamo, do Bope, da CIPT/Rondesp BTS e do Graer realizaram uma ação conjunta, nas localidades conhecida como Baixada de Mirantes de Periperi e Campo do Bambu, mas não foram realizadas prisões ou apreensões.

Entenda o caso

Após cinco dias de tiroteios e invasões a casas abandonadas por moradores, o Comando Vermelho (CV) se estabeleceu em Mirantes de Periperi. A organização criminosa, que participou de confrontos armados contra o Bonde do Maluco (BDM), facção que tem o domínio histórico do tráfico no bairro, está presente na Baixada de Mirantes, localidade que é epicentro do conflito. O CV, inclusive, já transmite, via aplicativo de mensagens, ‘avisos’ aos moradores do local.

Desde a última quarta-feira (10), o Fogo Cruzado, que georreferencia a região como Colinas de Periperi, registrou oito tiroteios, dois mortos e dois feridos. A quarta, inclusive, marcou a chegada do CV no local. O aviso, para alguns dos moradores, seria um sinal de que a facção já teria dominado Mirantes, expulsando traficantes do BDM do bairro. O policiamento ostensivo, porém, ainda trabalha com a informação de que os dois grupos estão presentes e seguem em conflito. É o que garante o Major João Daniel Ribeiro, comandante da 18° Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pela área.

"A gente acredita ainda que existe o conflito entre dois grupos criminosos. A área onde estamos atuando [Baixada de Mirantes] é exatamente a que está havendo o conflito entre dois grupos. Isso porque estamos atuando para dirimir esse confronto, independente da facção que esteja na localidade. Os dois grupos se estabelecem na área urbana, mas utilizam a vegetação para os momentos de fuga”, explica.

A tática dificulta a ação da polícia, mas não impediu prisões na tarde de domingo (14). A primeira, de acordo com a PM, ocorreu na Baixada de Mirantes de Periperi depois que policiais localizaram um grupo homens armados que, com a aproximação dos PMs, efetuaram disparos de arma de fogo. Após uma troca de tiros, um suspeito foi encontrado ferido no braço, sendo encaminhado para o Hospital do Subúrbio, onde recebeu atendimento médico. Com ele, foram encontrados um fuzil e 89 porções de cocaína.

Ainda na Baixada, após o primeiro confronto, policiais do Batalhão Gêmeos encontraram quatros suspeitos em um veículo, que foi abordado. Na ação, os agentes de segurança localizaram uma pistola 9mm com carregador, uma réplica de arma de fogo, munições de calibres 9mm, 40 e 556, e roupas camufladas.



* Jornal Correio 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.