Notícias

1 20/10/2017 22:40

Mudar a rotina nunca é uma tarefa simples, principalmente, quando se diz respeito ao sono, já que a privação ou diminuição podem ser bastante difíceis de se acostumar. No entanto, as mudanças de horários causadas pela chegada do famoso “horário de verão” podem ser um pouco mais perigosas do que se imagina.

Segundo uma pesquisa feita pelos cientistas da Universidade de Alabama, nos Estados Unidos, a troca repentina de horários aumenta em até 10% as chances de ataques cardíacos. E, de acordo com o cirurgião cardíaco de São Paulo, Dr. Marcelo Sobral, o principal problema referente ao horário de verão é a privação do sono.

“A diminuição ou privação do tempo de sono pode causar um impacto grande no nosso corpo, como o aumento de peso, risco de diabetes e também doenças cardíacas. Além de contribuir para um o aumento de chances de desenvolver um ataque cardíaco, já que a mudança na rotina também altera o processo de resposta inflamatória do organismo”, completa o especialista.

Ainda segundo o cirurgião cardíaco, a privação do sono, o relógio circadiano do corpo e todas as respostas imunes do organismo podem sofrer com a mudança de horário e, por isso, são necessários alguns ajustes no dia a dia, já que é nessa primeira semana que o corpo mais vai sofrer com a mudança.

“É preciso prestar ainda mais atenção na alimentação e saúde durante essa semana e não deixar a dieta saudável para depois. Além disso, é recomendável praticar exercícios físicos que intensifiquem a saúde cardíaca, como atividades aeróbicas, para fortalecer o coração”, finaliza o médico.

Notícias ao minuto

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.