Notícias

1 19/10/2017 22:11

O professor canavieirense Durval Pereira da França Filho foi homenageado com o troféu “Mérito Educacional FTC 2017, concedido pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Itabuna. A solenidade de entrega da honraria foi realizada às 19 horas desta terça-feira (17), na Terceira Via Hall, em Itabuna, com a presença da direção da Rede FTC, que também distinguiu outros 21 professores que contribuíram para o desenvolvimento da região.

Ao abrir a solenidade, o diretor de Operações da Rede FTC, Cristiano Lôbo, disse que a iniciativa tem a finalidade de recuperar a história de homens e mulheres que, nas últimas décadas, dedicaram suas vidas a educar gerações. Segundo ele, os professores homenageados são escolhidos por uma comissão organizadora, com observância nas biografias que trazem histórias de superação de desafios no exercício do magistério, trazidas à luz a partir da iniciativa da FTC.

A comissão organizadora concedeu uma homenagem in memorian à educadora Maria Augusta Mangabeira Costa, de amplo conceito em Itabuna. Representando a família, o neto da professora Maria Augusta, o advogado Émerson Mangabeira, ressaltou o grande compromisso de sua avó com a educação e revelou passagens de sua vida como professora, contadas por ex-alunos.

Uma das peculiaridades do troféu Mérito Educacional FTC 2017 é que ele é entregue ao professor homenageado por um ex-aluno, indicado pelo próprio educador, o que torna a homenagem ainda mais emocionante. O professor Durval Pereira da França Filho, por exemplo, recebeu o troféu das mãos de um dos seus ex-alunos, Naílson Marques dos Santos.

Como educador, sempre destacou que o professor tem de demonstrar aos alunos a importância de distinguir informação – saber sobre determinado ato ou fato –, e conhecimento – atividade intelectual que indaga, questiona e estabelece relações entre as informações obtidas, para que possa chegar ao âmago das questões apresentadas.

O professor Durval Filho é diplomado em Estudos Sociais (História) pela Universidade de Santa Cruz (Uesc), pós-graduado em nível de especialização em História Regional e Mestrado em Cultura e Turismo, concluído em 2002, com a dissertação de Mestrado sobre “Belmonte, cultura e turismo: numa (re)visão de Iararana de Sósigenes Costa”. Ele já publicou quatro livros: “Canavieiras e sua História” (1981); “Cem anos de Canavieiras” (1991); “Pelos Caminhos da Fé” (2009); e “Canavieiras – Terra Mater do Cacau”, este em coautoria com Aurélio Schommer (2013).

 

Relação dos professores homenageados

-Aldaci Santos Reis

-Durval França Filho - Canavieiras

-Eliane Nascimento Souza

-Enedilse Santos de Oliveira

-Iolanda Maria Guedes - Ibicaraí

-Janaína de Souza Almeida

-Lídia Maria Bonfim Lima

-Lúcia Vitória Braitt Carmo

-Manoel Pazos Garrido

-Maria da Conceição Santos de Oliveira - Coaraci

-Maria Jovelina Oliveira dos Santos

-Maria Olivia Lisboa Almeida

-Maria Rita Cerqueira de Oliveira

-Maria Selma Teixeira

-Marlinda Monteiro de Araujo - Gandu

-Mary Kalid

-Mirian Ferreira Santos Araujo

-Norma Lúcia Tavares de Oliveira

-Ofélia Gomes Campo

-Sonia Maria Fonseca Santos

-Valeriano Hora Amaral Júnior (orador)

-Zaide Magalhães Kalid

 

Walmir Rosário

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.