Notícias

1 27/05/2016 16:51

Para comemorar os 125 anos de emancipação político-administrativa de Canavieiras, as escolas das redes municipal e particular promoveram um imponente desfile cívico. O cortejo teve início na praça Maçônica, seguindo pela avenida Octávio Mangabeira (rua 13) até a praça da Bandeira, onde está localizado o Paço Municipal e o palanque das autoridades, onde as escolas fizeram as apresentações.

Motivado pelas intermitentes chuvas que caíram na cidade na terça e quarta-feira (24 e 25), o prefeito Almir Melo decidiu transferir a realização do desfile para esta sexta-feira (27). “Procedemos essa mudança para preservar a saúde dos alunos, além do brilho do desfile, que trouxe muitas alegorias representando as belezas da cidade e do Jogos Olímpicos”, justificou o prefeito.

Em sua mensagem aos canavieirenses, o prefeito Almir Melo pediu que eles fizessem uma viagem pelo túnel do tempo para relembrar os avanços de Canavieiras, uma cidade que sempre primou pela altivez em sua história. O prefeito lembrou das lutas pela autonomia administrativa, encetada pelos seus filhos ilustres e que culminou na elevação de cidade, há 125 anos.

Para Almir Melo, a história de Canavieiras está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento da Bahia, com a introdução de uma das maiores matrizes econômicas do estado, a cacauicultura, que atualmente ressurge com novas possibilidade. “Canavieiras foi um dos mais importante centros comerciais do Sul da Bahia, responsável pela geração de riquezas. Não nos abatemos com as dificuldades e estamos trabalhando incansavelmente para reconstruir nossa cidade”, ressaltou.

Contando a história de Canavieiras, o prefeito Almir Melo lembrou dos avanços que mudaram o município para melhor, proporcionando melhores condições para seus moradores. “Se antes fazíamos uma grande viagem do centro da cidade para o bairro da Atalaia, construímos uma ponte para o futuro e hoje nos deslocarmos com facilidade”, lembrou.

E o prefeito apontou, ainda, a implantação de instalações para os dois fóruns, os prédios históricos da Biblioteca Pública, onde já foi cadeia; da Secretaria da Educação, antes abandonado. Lembrou da pavimentação da maioria das ruas da cidade, da construção de praças; de avanços tecnológicos como a comunicação telefônica moderna ligando a cidade com o mundo.

Outros avanços considerados por ele como de grande importância para a população estão ligados à agricultura, segmento que tem recebido grandes investimentos. “Todas essas transformações refletem na economia local, a exemplo do comércio e do turismo, contribuindo para o avanço social de nosso povo”, reforça Almir.

Ainda em seu discurso, ele deu ênfase especial às áreas da saúde e educação, com a prestação de serviços cada vez mais complexos e especializados. Segundo o prefeito, hoje os moradores não precisam mais se deslocar para outras cidades em busca de saúde e o mesmo acontece com a educação, com a implantação da primeira instituição de ensino superior: a Faculdade de Desenvolvimento Humano de Canavieiras (Fadhuca), e as possibilidade da implantação do Colégio Universitário, ligado à Faculdade Federal do Sul da Bahia.

No encerramento do seu discurso, o prefeito Almir Melo ressaltou que é obrigação de cada um participar da construção de sua cidade, se espelhando no passado histórico, vivendo um presente com perseverança para construir um futuro próspero. “Canavieiras espera muito mais de todos nós para continuar se desenvolvendo e se tornar uma cidade muito melhor do que já é hoje”, concluiu o prefeito.

Moção de Congratulações – Apresentada pelo deputado estadual Leur Lomanto Júnior, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou uma Moção de Congratulações a Canavieiras pelos 125 anos de emancipação política. “Nos juntamos ao município nesta data querida e transmitimos através desta Moção, os votos de muita saúde, paz, alegria e esperança aos canavieirenses”, diz no documento.

O deputado Leur Lomanto ressalta, ainda, que “o município passa, cada vez mais, por grandes transformações, se desenvolvendo e ampliando a qualidade de vida da população. Parabéns, Canavieiras, pelos seus 125 anos”, encerra a Moção de Congratulações.

 

Fonte: ASCOM-PMC

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.