Notícias

1 17/09/2018 23:30

Cristina Pita

A Semana Nacional de Trânsito, que é comemorada anualmente de 18 a 25 de setembro, continua em Santo Antônio de Jesus até o próximo dia 17/10. Amanhã terça-feira (17/9), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos - SMTT realiza uma série de ações, como panfletagem nas Quatro Esquinas a partir das 8h30 até às 11h30; e no Cata Vento das 14h30 às 16h30, com distribuição de material informativo; além de palestra educativa na Escola Luís Eduardo Magalhães, com exibição de vídeos e atividades lúdicas.

Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade. “Nós somos o trânsito”. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.

Segundo informações do secretário de Trânsito, Clóvis Ezequiel, durante entrevista ao Andaiá Urgente, na Rádio Andaiá FM, a Semana do Trânsito é um período previsto no calendário nacional dos órgãos executivos do trânsito sob a coordenação do DENATRAM - Departamento Nacional de Trânsito. "Os órgãos intensificam as ações nesta semana visando um trânsito mais humanizado onde o principal objetivo é a preservação da vida. Em Santo Antônio de Jesus desenvolvemos o Programa Trânsito Amigo desde maio, na parte educativa e de melhorias na estrutura das vias e das condições de trabalho da própria SMTT, melhorando a organização e as condições de segurança viária de todo cidadão", disse. 

O subtenente Bitencourt, da Polícia Rodoviária Estadual - PRE, da 5a Companhia de Polícia Rodoviária, falou sobre o número de acidentes de trânsito e as mortes causadas pela imprudência de motoristas e outros motivos relacionados ao trânsito, como o número de jovens envolvidos nos acidentes e as condições das estradas.

O militar ressaltou que ‘o problema é de comportamento’. “Trabalhamos uma campanha que discute o trânsito. Todos os anos temos a campanha educativa, que vigora desde 1998 e daí temos proposto a Semana Nacional do Trânsito. É um marco de início, estamos começando a campanha educativa de 2018, pois até amanhã vigora a de 2017. A campanha do ano passado perdura durante um ano inteiro e as ações tem que ser intensificadas como manda o Código. Temos o Pacto pela Vida estabelecido pela ONU, a campanha Parada pela Vida, mostrando que estamos congratulando com o objetivo de redução do número de acidentes. Acordem, vamos transitar melhor. O trânsito é feito de pessoas. Ele deve usar a cadeirinha nas crianças, o cinto de segurança, o capacete. Quanto mais se vive, mais se aprende. No trânsito quanto mais se aprende, mais você vive. A campanha é de conscientização. É preciso obedecer as leis de trânsito. Se uma via é proibida, não siga por ela", orientou o subtenente Bitencourt.

Para o policial, o pior problema no trânsito é a falta de atenção das pessoas e que leva ao acidente. "Aí vem o desrespeito, o atraso. Tenho que analisar se o veículo da frente vai parar, aí eu diminuo minha velocidade. Temos muitos motoqueiros, que não sabem pilotar. Mas o motociclista sabe pilotar. Estamos ocupando o 4o lugar como o pior trânsito do planeta. Estimativas de mortes de trânsito, 42.900. A quantidade de vítimas sequeladas é assustadora. Trânsito no Brasil é questão de saúde pública", lamentou o militar.

Dia Nacional do Trânsito

O Dia Nacional do Trânsito é comemorado em 25 de setembro. O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.