Notícias

1 15/08/2018 13:58

Cristina Pita

Após a queda de parte de um muro de contenção, que atingiu uma casa na Rua M, na Portelinha, bairro São Paulo, em decorrência de uma forte chuva que caiu na noite de terça-feira (14/8), o coordenador da Defesa Civil do município, Marcos Vinicius Santanta Santos, disse que a empresa responsável pelas obras no bairro se prontificou para fazer as devidas correções dos danos causados ao imóvel. 

Embora a construção do muro de contenção seja uma obra particular, os serviços de pavimentação que estão sendo feitos nas ruas do bairro contribuiu para que a água da chuva escoasse para o terreno, que cedeu.  "O muro cedeu com a forte chuva, que encharcou o terreno. Não houve danos físicos, apenas estruturais. O material depositado nas ruas acabou acumulando a água, que escorreu por um terreno, invadiu o muro de contenção, que não resistiu e acabou cedendo. A empresa responsável pelo serviço e uma equipe da Defesa Civil, já esteve logo cedo no local. Foi uma situação atípica, já que a chuva foi repentina", explicou o coordenador da Defesa Civil.

Segundo Marcos Vinicius, a Defesa Civil do Município está em alerta nesse período, executando obras em áreas de risco e construindo muros de contenção. O serviço é realizado como medida de prevenção às chuvas e os prejuízos que dela possam surgir, e está beneficiando, direta e indiretamente, dezenas de famílias nos bairros. "Estamos sempre atentos para minimizar os problemas e executando as ações nesses períodos. Já realizamos a manutenção em diversas áreas da cidade, como a troca de manilhas, contrução de muros de contenção, recuperação da caixa de lobo, caixa de pavimentação em paralelo, entre outros serviços", elencou.

O coordenador da Defesa Civil informou que já concluiu a obra na Travessa Sergipe, com a limpeza do canal. "Retiramos oito caçambas de entulho do canal. Agora vamos para a segunda parte. Vamos fechar a outra área, que é maior, colocando alguns pontos de acesso para, no futuro, fazer a limpeza periódica do local. Infelizmente as pessoas não se preocupam com a prevenção e realizam cortes nos terrenos que levam a riscos tanto para quem está construindo quanto para o vizinho que está logo abaixo", pontuou. Além disso, a Prefeitura já concluiu a obra na subida do bairro Santa Madalena e está executando a segunda parte. "Uma área de contenção já foi feita e agora a segunda parte, próximo a creche, essa parte está em fase de conclusão e em breve teremos a contenção dessa área", afirmou.

Marcos Vinicius pede aos moradores que evitem construções em áreas de risco. "No Alto Santo Antônio também foi feito um corte alto e nossa preocupação é na relização dessas atividades. Pedimos as pessoas que busquem orientação e se não tiver condições, que procurem a secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil, que iremos orientar. Além disso, evitem esses cortes em terrenos que podem levar a riscos", pediu.

O coordenador da Defesa Civil adiantou que a Prefeitura está buscando construir contenções nas áreas de risco, mas demanda tempo. "A gente está buscando os recursos para fazer contenção, obra que não é barata. Os serviços de infraestrutura são caros e ás vezes demorados, mas estamos buscando os meios para realizar esse serviço", garantiu Marcos Vinicius.

 

 

 

 

 

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.