Esportes

1 07/07/2015 14:39

Nada ainda de fogos, balé, música ou pira acesa. Mas já vai ter bola “molhando” hoje nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Antes mesmo da abertura oficial da competição, marcada para sexta-feira, as seleções brasileiras masculina e feminina de polo aquático já começam a disputa pela medalha.

As duas equipes enfrentam os donos da casa. Primeiro, às 13h (horário de Brasília), são as meninas que entram na piscina. Mais tarde, às 19h, é a vez dos homens. A estreia antecipada do esporte é por causa do Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia, que começa no dia 24.

No último Pan-Americano, em Guadalajara (México), em 2011, as duas seleções ficaram com o bronze. No entanto, a expectativa é que a posição, desta vez, seja melhor, principalmente no masculino.

Há dez dias, os brasileiros, treinados pelo croata tetracampeão olímpico Ratko Rudic, conquistaram uma inédita medalha de bronze na Liga Mundial de Polo Aquático, vencendo os americanos, ouro em Guadalajara, na decisão do 3º lugar.

A última vez que o Brasil terminou no topo do pódio masculino foi no Pan de São Paulo, em 1963. No feminino, que teve as americanas como campeãs, o Brasil também teve um bom resultado, terminando em 8º lugar, mas foi derrotado duas vezes pelas canadenses, ainda que as partidas tenham sido equilibradas (11x8 e 8x6). Vale lembrar que as brasileiras são treinadas por Pat Oaten, ex-técnico e ex-diretor da seleção do Canadá.

No chaveamento das semifinais, o segundo dos grupos das seleções brasileiras fatalmente pegará os EUA, favoritos no outro lado da chave. Por isso, vencer o Canadá é vital para as pretensões do Brasil.

Desfalque?

A seleção masculina pode ter um desfalque. O Comitê Olímpico Cubano tenta barrar a participação do jogador Yves González, casado com uma brasileira, mas que já atuou por Cuba. No entanto, González, assim como Josip Vrlic (croata) e Paulo Salemi (italiano), membros da seleção também recentemente naturalizados brasileiros, têm liberação para atuar no Pan.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.