Esportes

1 02/09/2014 15:47

A água do caldeirão não ferve mais ninguém. Conhecido por ser um estádio de mau retrospecto para seus visitantes, no atual Brasileiro o Barradão não tem mostrado sua força como antigamente. A prova disso está nos números.

 

Atualmente, o Vitória possui 22,22% de aproveitamento como mandante. É o pior entre os 20 clubes. Para se ter uma ideia, em 2013, esse número foi de 68,42% e, em 2012, na Série B, de 73%. O Náutico, lanterna no ano passado, teve desempenho semelhante ao atual do rubro-negro, com apenas 20,15% na conquista dos pontos jogando em casa.

 

Neste ano, é verdade, a equipe atuou menos que o de costume em seu estádio. Dos nove jogos como mandante, foram cinco no Barradão por causa da reforma no gramado. Dois jogos aconteceram em Pituaçu e dois no Joia da Princesa, em Feira de Santana.

Ainda assim, nas cinco vezes em sua Toca, o Vitória venceu apenas o Grêmio, empatou com  Chapecoense e Corinthianse foi derrotado por Figueirense e  Flamengo (33%). "Na volta ao Barradão, algumas coisas são  diferentes. Para o torcedor, talvez para a imprensa, isso não seja tão importante quanto para nós jogadores. Uma delas é a mudança no piso", alega o volante Richarlyson, que não estava no clube antes da reforma.

 

Capitão na derrota de domingo por 2x1 para o Flamengo, ele foi escolhido pelo clube para falar ontem por se expressar bem, ou seja, uma espécie de porta-voz da crise no Leão, lanterna da Série A.

 

Para Richarlyson, por causa da boa qualidade do gramado, os adversários não chegam mais ao Barradão com receio. "Antigamente, eles vinham pra se defender porque sabiam que o campo era pesado, um campo que quando chovia era praticamente impraticável de jogar. E o Vitória usou muito isso a seu favor", acredita.

 

O problema existe e, de acordo com o volante, terá que ser solucionado rápido, independentemente da adaptação da equipe ao campo. "Não podemos só colocar a culpa no gramado. Essa diferença (do campo) não pode mais fazer que a gente não vença".


 

Sul-americana - Antes de voltar a jogar pelo Brasileiro, o Vitória tem compromisso pela Copa Sul-Americana. Amanhã, às 22h, o Leão enfrenta o Sport, no Barradão, e precisa apenas de um empate para se classificar às oitavas de final, já que venceu o jogo de ida, no Recife, por 1x0. O técnico Ney Franco deve poupar alguns titulares e o atacante Edno pode estrear.

iBahia

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.