Notícias

1 27/03/2024 15:08

Recentemente, algumas praias baianas se destacaram na conquista do prêmio ecológico Bandeira Azul. Durante a temporada de 2023/2024, Salvador, mais precisamente na Ilha dos Frades, e Camaçari foram as únicas cidades da região Nordeste que apareceram mais de uma vez na lista de contempladas pelo selo, promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). 

Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos e comprovados anualmente, como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Pelo 4ª ano consecutivo, Camaçari apareceu na lista com as praias de Guarajuba, que já recebe o selo há cinco anos, e Itacimirim. Já a capital baiana conseguiu o feito com as praias Vibração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.  

Em Camaçari, o monitoramento da água está sob responsabilidade da Cetrel, em parceria com a Secretaria de Turismo do município. A empresa recebe a coleta da amostra da água, que é levada para análise em laboratório, de modo a medir os parâmetros microbiológicos de Escherichia coli e Enterococos, além de fatores físico-químicos, como pH, óleos e materiais flutuantes. 

“No Brasil, a resolução utilizada como referência é a CONAMA 274. Portanto, a praia ou marina deve cumprir completamente os requisitos de amostragem e frequência regidos por essa legislação”, explicou Valdo Pontes, gerente de laboratório da Cetrel, empresa que realiza a análise das praias de Camaçari. 

Ainda de acordo com Pontes, o prêmio é concedido para praias que tenham pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água, além de atividades de educação ambiental para banhistas. Já segundo Lúcia Bichara, subsecretária de turismo de Camaçari, a obtenção do selo demonstra uma preocupação da gestão com a sustentabilidade, o que pode alavancar o turismo na região.

“Para cumprir esses 32 critérios precisamos desenvolver um turismo sustentável, que envolve a comunidade, o setor público e privado, a importância da limpeza das praias, sobre a reciclagem. Também é necessária uma preocupação com a segurança, disponibilizar serviços turísticos. Isso corrobora com a nossa postura de proteção ao meio ambiente”, afirma Bichara. Ela ainda acrescentou que o município pretende garantir o selo para outras três praias até 2026.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.