Notícias

1 14/01/2022 17:14

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) iniciou nesta sexta-feira, 14, a distribuição de 340 mil testes rápidos de antígeno para a covid-19 aos municípios baianos.

A pasta informou que a distribuição será feita pelos nove núcleos regionais de saúde, que ficarão responsáveis pelo repasse do material às prefeituras. A região Leste ficará com a maior quantidade (101 mil testes), seguida pelas regiões Sul (47,5 mil) e Sudoeste (41,5 mil).

“Já estávamos recomendando a testagem massiva durante toda a pandemia. Com esse aumento no número de casos ativos, o cuidado precisa ser redobrado. Agora, o rastreamento será ainda maior. A população precisa continuar colaborando para que a gente possa vencer essa batalha. Os números deixam claro que a pandemia ainda não acabou”, diz a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim. 

“A gente vai começar a testar para que possamos direcionar a gestão na tomada de decisões. Hoje, nós estamos distribuindo 340 mil testes e a previsão do ministério é de enviar um novo quantitativo”, afirma a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro.

A diretora destaca a necessidade de definir o público a ser testado. “O objetivo é fazer um diagnóstico assistencial. Primeiro vai se testar os indivíduos sintomáticos com suspeita de covid-19. Serve também para uma busca ativa, um rastreamento e monitoramento de indivíduos que estão com sintomas ou não e para aqueles contatos de casos suspeitos ou confirmados. Se teve contato com um suspeito de covid, essa pessoa é testada. E essa ação também tem como objetivo realizar uma triagem para qualquer indivíduo assintomático ou sintomático, independente do estado vacinal ou idade e os trabalhadores da saúde também”, conclui.

 

Fonte: A Tarde

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.