Notícias

1 22/10/2021 16:16

Operação conjunta com a Polícia Ambiental ocorreu em 19 municípios. Multas aplicadas podem ultrapassar os R$ 500 mi

Uma ação de combate ao desmatamento ilegal registrou devastação de 589 hectares de Mata Atlântica, em cidades do interior da Bahia. A área é equivalente a 590 campos de futebol. Os trabalhos ocorreram entre os dias 18 e 22 de outubro, em 19 municípios e os resultados foram divulgados nesta sexta (22).

Esta foi a segunda fase da operação “Mata Adentro”, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com apoio de equipes da Polícia Ambiental. Foram vistoriados mais de 60 localidades , na Chapada Diamantina e nas regiões norte, litoral sul e extremo sul do estado.

Segundo o instituto, foram apreendidas 3.550 estacas de madeira extraídas de forma clandestina e outros equipamentos utilizados no corte de árvores. Além disso, mais de 20 fornos utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal foram destruídos.

Conforme o Inema, as fiscalizações foram planejadas a partir de imagens de satélite, dentre eles do Programa Harpia e da Plataforma MapBiomas, que mostraram alertas com indícios de desmatamento em áreas de vegetação nativa.

O MapBiomas Alerta é uma tecnologia usada pelo órgão para validar alertas de desmatamento, com imagens de alta resolução. A ferramenta cruza informações de cinco sistemas de detecção em tempo real por satélite e confirma as ocorrências com o auxílio de inteligência artificial.

A partir da coleta de dados, o órgão, então, acionou a polícia e realizou as vistorias e autuações. Ao todo, foram aplicadas multas que podem ultrapassar os R$ 500 mil, por causa dos crimes ambientais. Não foi informado se houve presos durante a operação.

O Inema acrescentou que, para fazer denúncias, o cidadão pode informar ocorrências pelo número 0800 071 1400 ou pelo e-mail [email protected].

 

 

*g1Bahia

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.