últimas notícias








Notícias

1 25/11/2020 05:35

Nesta quarta-feira (25/11), às 10h, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) realizará o lançamento da mais nova edição da publicação Recortes Sociais, com o tema A Terceira Idade – Perfil dos Idosos Residentes na Bahia. Um dos relevantes papéis da SEI é a análise da realidade social do estado da Bahia. Neste novo número, busca-se entender qual é o perfil socioeconômico da população de 60 anos ou mais e, como o momento histórico exige, faz uma reflexão sobre a situação deles diante da Covid-19, que vitimou principalmente as pessoas nesse grupo de idade.

Nos últimos anos, a instituição vem aprofundando sistematicamente seus trabalhos voltados para as questões sociais, especialmente as sensíveis à formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Através da publicação é apresentado um breve levantamento bibliográfico sobre o tema de cada série e indicadores construídos a partir de registros administrativos e pesquisas dos últimos anos.

Na Recortes Sociais: A Terceira Idade, a SEI investigou aspectos relacionados à demografia, saúde, segurança, educação, condições de moradia, trabalho, rendimento e seguridade social. Fontes secundárias embasaram esse estudo, como os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Anual e Contínua Trimestral, do Censo Demográfico, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, do Ministério da Saúde, do extinto Ministério do Trabalho, atual Ministério da Economia, e do Boletim Estatístico Regional da Previdência Social.

Os resultados apontam para uma mudança no padrão de vida da população idosa que merece atenção dos atores sociais e econômicos. São esperados impactos no modo de vida nas cidades e no campo, demandando mais e diferentes serviços de saúde, diferenciados inclusive por gênero (já que as idosas serão maioria), além da questão da mobilidade e a forma de pertencimento à sociedade por parte desses grupos. Nesse sentido, o desafio é se antecipar no planejamento e execução das políticas para o bem-estar da sociedade como um todo e, para tal, será preciso considerar cada vez mais estas mudanças que advém da ampliação da participação dos idosos na demografia do estado.

O lançamento ocorrerá no evento Rodadas de Discussão, com o tema Impactos da Pandemia sobre a População Idosa da Bahia, que contará com as presenças de Lúcia Maria Mascarenhas, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS); de Lucigleide Nascimento, da SEI, e de Sheila Paranaguá e Tânia Menezes, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.