Notícias

1 07/07/2020 10:28

Ferramenta de denúncias com foco em casos vinculados ao novo coronavírus (Covid-19), o Corruptovírus registrou mais de 50 queixas em 18 estados brasileiros. A plataforma, que foi lançada em 28 de maio, é uma iniciativa do Instituto Não Aceito Corrupção, em parceria com mais de vinte entidades, entre associações de classe, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, como por exemplo a Transparência Brasil, Contas Abertas, Transparência Partidária, Ministério Público Democrático, entre outras.

Disponível no site do instituto, o Corruptovírus recebe queixas dos cidadãos brasileiros relativas à pandemia. As denúncias já registradas estão sendo apuradas e encaminhadas para o Ministério Público.

Cidadãos de dezoito estados diferentes já utilizaram a ferramenta. Entre eles Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

“A ideia do Corruptovírus é empoderar as pessoas que, nesse momento de isolamento social, se sentem incapazes de agir quando veem desvios, crimes contra a saúde ou ao patrimônio público”, disse o procurador de Justiça no Estado de São Paulo e presidente do instituto, Roberto Livianu.

Como funciona 

As denúncias apresentadas no Corruptovírus são enviadas para o Ministério Público, para abertura de inquérito civil ou policial. Antes, porém, passaram por uma triagem técnica interna. Trata-se de uma tríade de membros do MP, que por meio de uma parceria com o INAC faz uma primeira análise sobre a consistência mínima das denúncias.

“O Corruptovírus nasce a partir do momento que observamos a quantidade de casos de desvios, fraudes e suspeitas de crimes durante essa, que é a maior crise sanitária, econômica e social dos últimos cem anos”, conta Livianu. “Entendemos que, como Instituto que combate a corrupção há pelo menos cinco anos, neste país, precisávamos fazer algo pela sociedade civil”, completou o procurador.

Para fazer a denúncia é só entrar aqui e relatar o fato que será encaminhado para o Ministério Público competente, e, dependendo da natureza do fato, para o MP especializado (criminal, saúde pública etc.). O acompanhamento da denúncia pode ser feito pelo site

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.