Notícias

1 07/07/2020 10:11

A Procuradoria Geral do Trabalho (MPT) está com 114 inquéritos civis abertos sobre casos da Covid-19 entre funcionários de frigoríficos em 22 estados brasileiros, incluindo a Bahia. Os estabelecimentos fazem parte da chamada atividade essencial na pandemia e não paralisaram seus funcionamentos.

As investigações são decorrentes de 206 denúncias. Apenas os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo e Roraima não tiveram inquéritos abertos. A China, que é o maior comprador de carne suína, bovina e de frango do Brasil, chegou a suspender as importações de duas unidades processadoras de carne suína do Brasil pertencentes à JBS e à BRF.

Os locais possuem baixas temperaturas e costumam reunir muitos funcionários nas linhas de produção, o que é um risco para o contágio. Para o sindicato que defende  a categoria, as empresas precisam se esforçar mais para conter a aglomeração de funcionários. Por conta disso, O MPT está atuando ainda como mediador, fazendo acompanhamento judicial de ações que envolvem frigoríficos com sindicatos de trabalhadores.

O MPT diz ainda que cerca de 436 funcionários do frigorífico JBS Ana Rech, em Caxias do Sul, contraíram o coronavírus.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.