Notícias

1 01/07/2020 13:55

Redes hoteleiras instaladas em Salvador mantinham a expectativa de reabrir seus equipamentos ainda neste mês de julho, motivados pela retomada gradual de algumas atividades econômicas e culturais, bem como o processo de reabertura gradual do aeroporto, que começou nesta quarta-feira (1º).

Contudo, com a prorrogação de decretos municipais anunciados na terça (30/6) pelo prefeito ACM Neto (DEM), incluindo a manutenção da suspensão do funcionamento de bares e restaurantes, os hotéis optaram por adiar a reabertura, muitos deles decidindo voltar às operações somente em dezembro.

“Nós esperávamos que ontem os decretos da prefeitura fossem suspensos, com a retomada dos diversos serviços e atrativos de Salvador. Tinha a possibilidade de abrir, o prefeito optou por uma posição mais conservadora e conjunta com o governo do Estado. Infelizmente, foi protelado mais uma vez, e os hotéis recuaram. A grande maioria que estava programada para voltar em 1º de julho transferiu a data para o final do mês, outros para agosto, outros para dezembro”, disse ao bahia.ba o presidente da FeBHA (Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação), Silvio Pessoa.

A decisão conjunta a que se refere Silvio é a união entre o governador Rui Costa (PT) e Neto para elaborar um único protocolo que determinará as diretrizes para retomada das atividades econômicas em todos os municípios baianos afetados pela pandemia do novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19. O prefeito chegou a sinalizar a possibilidade de anunciar o protocolo na terça, mas, segundo ele, ainda falta ajustar alguns detalhes.

“O turista não vira a Salvador se não tiver todos os atrativos culturais, gastronômicos e ecológicos funcionando. Não vai vir para ficar em um quarto de hotel. Então, os hotéis recuaram, até porque não adianta ficar aberto se não tiver turista para ocupar os quartos. Infelizmente, os setores de bares e restaurantes e hotelaria vai continuar passando pela pior crise que já tivemos nos últimos 50 anos”, disse o presidente da FeBHA.

Ele definiu a retomada gradual do aeroporto como um “alento” ao trade turístico, mas criticou a demora da concessionária da VINCI Airports em avançar com as obras no equipamento. “O aeroporto volta com 20 voos, já é um sinal de alento, mas também são poucos os voos. E outro grande problema é a pista do aeroporto principal. Apesar de estarmos 100 dias parados,  não começaram ainda as obras. E, enquanto não tivermos uma pista de aeroporto principal, voos internacionais também não se programaram para um retorno aqui”, afirmou.

Hotéis só vão pensar em reabrir com retomada de atividades econômicas

Presidente da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia), Luciano Lopes informou ao bahia.ba que os hotéis que recuaram na reabertura só pretendem voltar a operar quando ocorrer a retomada das atividades econômicas na cidade.

“Esse movimento de retomada dos hotéis é muito mais uma situação mercadológica. Não há nenhum decreto específico que proibiu o funcionamento dos hotéis, no entanto esse funcionamento está atrelado à abertura de bares e restaurantes, de igrejas, porque dificilmente o turista vai vir para Salvador ficar preso em hotel. Isso é muito mais para o turista de negócios, que fica no hotel trabalhando. Logicamente essa abertura precisa vir com muita cautela. A gente entende que essa retomada tem que ser progressiva, não pode ser total”, ponderou.

Segundo ele, para reabrir, a rede hoteleira precisa de tempo para investir em promoçao e atrair hospedes. “Para se abrir um hotel precisa de pelo menos 15 a 20 dias para se preparar, divulgar nas redes sociais, nas agências, para que se comece a sentir a procura pelo hotel. A gente espera que essa abertura, sendo feita de forma progressiva, seguindo os protocolos, com horários restritos”, disse.

E acrescentou que os estabelecimentos estão prontos para funcionar seguindo protocolos de segurança e higiene para evitar a propagação do vírus: “A ABIH preparou uma recomendação de protocolos, divulgamos para todos os hotéis associados, em parceria com a ABIH nacional e todas as entidades do trade turístico, justamente para dar aos hotéis um subsidio maior para essa retomada. Os hotéis que estão funcionando já estão seguindo”.

Na próxima semana, segundo Luciano Lopes, a entidade fará uma live nas redes sociais para discutir os problemas do setor e detalhar para a rede hoteleira os protocolos definidos.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.