Notícias

1 30/06/2020 13:00

Conforme a Polícia Civil, em um ano, dois veículos que pertencem à câmara rodaram um total de 91.758 km. Esse percurso, segundo a investigação, equivale a duas voltas ao mundo

Uma operação da Polícia Civil para apurar possíveis irregularidades na prestação de contas feita pela Câmara Municipal de Ipiaú, no sul da Bahia, referentes aos contratos de abastecimentos dos veículos, cumpre mandados de busca e apreensão na secretaria da casa legislativa e em outros pontos do município nesta terça-feira (30/6).

De acordo com a polícia, a operação, batizada de Hermes, foi deflagrada após denúncia e análise de várias prestações de contas da Câmara Municipal de Ipiaú junto ao Tribunal de Contas do Município.

Conforme a Polícia Civil, em um ano, dois veículos que pertencem à câmara rodaram um total de 91.758 km. Esse percurso, segundo a investigação, equivale a duas voltas ao mundo.

A polícia informou também que em todos os meses de processos de pagamentos de combustível analisados, há divergências no registro de odômetro (que mede a distância) dos dois veículos, "além de erros relevantes que chamam atenção sobre quilometragem e percursos informados, como por exemplo ter rodado 896 km em algumas viagens cujo roteiro foi Ipiaú/Córrego de Pedras/Ipiaú, onde o percurso real é de 52 km".

Além disso, durante as investigações, a polícia percebeu que os endereços de empresas utilizados para cotações de preços não foram encontrados, "indicando assim um forte indício de irregularidade". Houve também a constatação que um mesmo endereço era citado mais de uma vez.
 
"O mesmo endereço que uma empresa contratada para prestação de serviço de digitalização é idêntico ao endereço de uma empresa que forneceu cotação no processo de dispensa de licitação. E também consta como sendo do escritório de advocacia contratado pela Câmara Municipal de Ipiaú para realizar o serviço de representação jurídica do órgão, sendo o mesmo advogado que assinou parecer jurídico na dispensa", diz trecho do documento.

Conforme a polícia, a operação começou por volta das 8h. Cerca de 20 homens, tanto da Polícia Civil de Ipiaú e da 9ª Coordenadoria de Jequié, participam da operação. A previsão é de que os mandados sejam cumpridos em quatro endereços, entre eles a secretaria da câmara de vereadores e um posto de combustível.

A Câmara de Vereadores de Ipiaú informou que enviará uma nota ainda nesta terça sobre a situação.

 

*G1

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.