últimas notícias








Notícias

1 10/11/2019 06:47

Um tremor de terra de magnitude 3.5 assustou moradores de sete cidades do interior da Bahia, na madrugada de sábado (9/11).

A magnitude – de até 3,5 – é considerada de pequena a moderada. A duração deve variar de acordo com o local onde foi sentido, porém, não costuma passar de alguns segundos.

Segundo relatos dos moradores na Rádio Vale FM, de Amargosa, os municípios atingidos foram Mutuípe, Laje, Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Ubaíra, Brejões e Amargosa.

O Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou que houve um tremor de terra por volta das 04h30 da manhã.

Informações iniciais apontam que o centro do tremor foi em Amargosa, no recôncavo baiano, mas o geofísico acredita que o raio desse epicentro chegue a mais de 30 km.

Terremotos são raros no Brasil, já que o país está localizado em cima de uma placa tectônica. No entanto, em alguns locais do país, a exemplo do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano acontecimentos como esse são relativamente comuns.

Segundo o geofísico Eduardo Menezes, o recôncavo baiano é uma região sismicamente ativa, o que significa dizer que tem ocorrência de tremores frequentes.

O tremor que atingiu as cidades da Bahia neste sábado foi de 3.5 na escala richter, considerado de nível médio para a região nordeste.

De acordo com um morador da região, o tremor foi bem rápido e não houve dano material, apenas o susto. Já uma moradora da cidade de Amargosa, onde foi o epicentro do tremor, contou que o barulho foi forte, apesar de ter sido rápido.

 

*Com informações do G1 e Vale FM

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.