Notícias

1 13/10/2019 11:45

Cristina Pita

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Valença (Semma) esteve neste domingo (13/10) vistoriando a Praia do Guaibim, localizada a 17km da cidade, no baixo sul da Bahia, região conhecida turisticamente como Costa do Dendê.

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Valença, engenheiro Ivan de Assis Pita, ressalta que a finalidade da vistoria técnica é a execução do plano de ação estratégico. "Esta ação é de prevenção para conter o óleo e impedir o avanço do material, que pode atingir o litoral de Valença e provocar danos irreparáveis ao meio ambiente. O lugar tem também grande relevância socioeconômica, pela subsistência das famílias de pescadores que dependem do ecossistema preservado, pois eles vivem no distrito do Guaibim", explicou.

A ação faz parte de um conjunto de iniciativas para garantir a manutenção do balneário. Orientações de como proceder caso sejam detectadas manchas de óleo na praia foram compartilhadas com dicas e procedimentos corretos, como a coleta e o armazenamento dos resíduos. 

A vistoria técnica foi realizada pelo diretor de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Dilson Souza Nascimento; pelo diretor de Educação Ambiental, Agenildo de Souza Santos; e o fiscal ambiental, Érick Lobão. O resultado da vistoria foi positivo, pois até o momento não foram detectadas manchas ou resíduos de óleo na Praia do Guaibim.

As manchas de óleo começaram a aparecer no dia 2 de setembro, em praias da Grande Recife, e depois se espalharam por toda a região. Segundo o Ibama, 156 praias já registraram aparecimento de manchas em 71 municípios dos nove estados da região. Em Sergipe, são ao menos 15 pontos afetados.Até quinta-feira (10/10), a Bahia tinha pelo menos 18 praias atingidas, distribuídas por 7 cidades.

 ASSISTA

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.