Notícias

1 11/10/2019 12:00

Cristina Pita

A Secretaria de Meio Ambiente de Valença está monitorando o possível aparecimento de óleo na Praia do Guaibim. O balneário está localizado a 16km de Valença, a principal cidade da região do baixo sul da Bahia, sendo opção turística para moradores das cidades da região e muito visitado por turistas de Minas Gerais, Brasília e Goiânia.

O secretário do Meio Ambiente, engenheiro Ivan Pita, da Prefeitura de Valença, informou que está fazendo visitas técnicas à Praia do Guaibim. "A visita tem como objetivo avaliar os possíveis impactos ambientais que poderão ser causados pelo vazamento de óleo cru, que já atingiu o litoral do Nordeste, inclusive está se aproximando das praias da Ilha de Itaparica", explicou. Segundo o engenheiro, os técnicos da SEMMA estão em alerta e observando se a mancha de óleo atingirá o Guaibim.

Entre as ações de monitoramento, está um mutirão de limpeza da Praia do Guaibim. O objetivo, de acordo com o engenheiro Ivan Pita, é traçar orientações para coletar os resíduos provenientes do vazamento de óleo, o qual vem atingindo diversas praias no litoral do Nordeste. "Não temos data definida para a coleta, pois os resíduos ainda não chegaram a praia, mas já estamos nos organizando para evitar danos maiores quando esse momento chegar. Caso os resíduos atinjam a Praia do Guaibim, estaremos prontos para a ação. A SEMMA segue monitorando constantemente a praia, a fim de agir o quanto antes e assim evitarmos um dano ambiental mais grave", pontuou o secretário.

O engenheiro explicou que todo vazamento de petróleo é considerado uma catástrofe ambiental. “Nós temos um fato alarmante que está diretamente ligado ao derramamento de óleo. Isso é muito preocupante. Então vamos continuar acompanhando e monitorando nosso litoral", garantiu Ivan Pita.

Guaibim possui mais de 20km de praia

Guaibim é um conjunto de seis praias da região comhecida como Costa do Dendê: Guaibim, Guaibimzinho, Taquari, Mamucabo, Ponta Grossa e Ponta do Curral, que se estendem por mais de 20 km de areia fina e branca com águas mornas e cristalinas.

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.