Notícias

1 11/10/2019 09:08

Além de Salvador, manchas atingem Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. Ao menos 19 praias foram contaminadas no estado.

As manchas de óleo que atingem o Nordeste do Brasil desde setembro chegaram à praia de Piatã, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado ao governo do estado. Com isso, o número de cidades baianas atingidas subiu para oito. As demais são Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra.

Em Piatã, as manchas ainda são pequenas e são um pouco maior que uma moeda. Com essa ocorrência, chega a 19 o número de praias contaminadas no estado. São elas:

-Salvador
Piatã;

-Lauro de Freitas (cidade limítrofe – RMS):
Vilas do Atlântico;

-Camaçari (47 km – RMS):
Arembepe;
Guarajuba;
Itacimirim;
Jauá;

-Mata de São João (61 km – RMS):
Praia do Forte;

-Entre Rios (142 km):
Subaúma;
Porto de Sauípe;
Costa do Sauípe;
Massarandupió;

-Esplanada (170 km):
Baixio;
Mamucabo;

-Conde (186 km):
Barra da Siribinha;
Barra do Itariri;
Sítio do Conde;
Poças;

-Jandaíra (205 km):
Coqueiro;
Mangue Seco;

Na quinta-feira (10), a praia de Guarajuba, em Camaçari, foi a que estava em pior estado. No local, havia grandes quantidades da crosta grossa do óleo tomando conta da faixa de areia. Além disso, o cheiro forte – semelhante a petróleo – incomoda banhistas e atrapalha a venda dos barraqueiros.

Em Arembepe, a situação preocupa os pescadores, que não sabem como vão tirar o sustento sem poder trabalhar. Próximo as essas localidades, as praias de Itacimirim e Jauá - também em Camaçari - têm a situação menos pior.

Em Praia do Forte, que fica na cidade de Mata de São João, a situação era mais tranquila. Já em Massarandupió, local em que Marinha e Inema ainda não tinham registrado a chegada da contaminação até esta quinta, havia muitas manchas de óleo.

 

 

 

 

 

*G1/BA

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.