Notícias

1 25/08/2019 08:00

Velho e enferrujado, ferry Agenor Gordilho, que durante 45 anos transportou pessoas e automóveis entre Salvador e a Ilha de Itaparica, vai virar atração submarina

A Secretaria do Turismo da Bahia e a Marinha do Brasil atuam em parceria para colocar em prática projetos náuticos, dentre eles, o naufrágio controlado do ferry-boat Agenor Gordilho, Santos, desativado há dois anos.

Os últimos detalhes para realizar a operação foram tratados pelo secretário do Turismo Fausto Franco, em reunião com o capitão dos Portos da Bahia, Márcio Gomes Amaral, e o capital-tenente, Herbert Bruno da Cunha França.

Na ocasião, foram dadas orientações que incluem desde a vistoria do ferry, até as normas de segurança que serão colocadas em prática no momento do naufrágio, cuja data ainda será definida. 

O local escolhido é a Baía de Todos-os-Santos, na região do Yatch Clube, em Salvador, e o objetivo da ação é incentivar o turismo de mergulho ou subaquático.

A Baía de Todos-os-Santos é a maior do Brasil e a segunda maior do mundo e o naufrágio assistido de embarcações propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat marinho e se convertem em atrativo para visitantes, mergulhadores profissionais e estudiosos do ambiente.

O capitão dos portos da Bahia, Márcio Gomes Amaral, ressaltou a importância do alinhamento entre a Marinha do Brasil e o Governo do Estado para o desenvolvimento de ações voltadas ao turismo na costa baiana.

Atração submarina

O afundamento de uma embarcação de grande porte, como o ferry boat Agenor Gordilho, não é imediato, leva cerca de uma hora e acontece na medida em que os compartimentos internos forem enchendo de água.

O antigo ferry será afundado para virar atrativo submarino para visitantes mergulhadores, juntamente com um antigo rebocador do porto baiano, o Vega. 

As duas embarcações foram devidamente limpas e "depenadas" de tudo o que possa causar danos ao meio ambiente marinho e, agora, aguardam apenas o momento em que serão rebocadas até o ponto autorizado para os naufrágios.

 

 

 

*Com informações da Seinfra

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.