Notícias

1 13/08/2019 08:00

O Núcleo de Qualidade garante mais proteção para pacientes em hospitais. O setor é responsável pela melhoria da qualidade e assistência médica

Cristina Pita

Com a finalidade de melhorar a assistência aos usuários durante o atendimento, o Hospital Maternidade Luís Argolo (HMLA), mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus, está implantando o Núcleo de Qualidade Hospitalar (NQH), obedecendo a critérios do Ministério da Saúde para promover a gestão participativa e evitar a superlotação nas emergências dos hospitais.

Formado por uma equipe multiprofissional, o NQH tem ainda a função de identificar problemas com o cuidado, promover uma melhor interação do hospital com a rede de atenção às urgências, avaliar o plano de ação elaborado pelo hospital de forma sistemática e acompanhar os indicadores de qualidade de acesso e assistência.

Segundo informações de Elenildes Bastos, diretora da unidade de saúde, a criação do Núcleo de Qualidade no HMLA inspirou-se em um conjunto de técnicas sistematizadas para o tratamento e prevenção de falhas, com a aplicação de ferramentas de gerenciamento de riscos associados aos cuidados prestados. "O Sistema da Qualidade visa à construção de um sistema planejado, estimulando a participação e incentivando as mudanças de atitudes e comportamentos a partir do incentivo á educação de todos os colaboradores e grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento, como também garantindo um atendimento de qualidade e segurança aos pacientes, onde os maiores problemas estão na gestão dos processos e não nas pessoas", explicou.

De acordo com a diretora, na área de saúde é comum os problemas recairem sobre seus profissionais, por mais competentes que sejam os trabalhadores, quando submetidos a processos mal estruturados e sem controle, muitas vezes podem ser conduzidos a erros. "Por isso mesmo, a implantação de processos de qualidade é tão importante para uma organização, em especial, de saúde", ressaltou.

Conforme Elenildes Bastos, o objetivo é contribuir para a melhoria contínua da qualidade pela definição dos processos prioritários na uniformização dos procedimentos e instrumentos de trabalho que o sustentam para normatizar práticas na organização; melhorar os canais de comunicação com o público e colaboradores; desenvolver a gestão do risco geral e do risco clinico como uma prática continua e melhorar a qualidade percebida por pacientes e colaboradores. 

"Hoje, o número de organizações de saúde que investem de forma profissional e organizada na melhoria de seus processos e gestão, buscando, por exemplo, uma certificação 1509001 ou urna Acreditação ONA, está aumentando de forma significativa. Só assim poderemos contar com serviços mais eficientes que, de fato, assegurem a vida de seus pacientes e o emprego de profissionais através da excelência de sua gestão, sendo o propósito da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antonio de Jesus", garantiu.

TREINAMENTO

Na segunda-feira (12/8), colaboradores e funcionários passaram por um treinamento sobre o NQH. "O treinamento foi sobre a primeira ferramenta de gestão da qualidade, que refere-se ao mapa de processo", explicou a diretora Elenildes Bastos, responsável pelas atividades do NQH do Hospital Maternidade Luís Argolo.

O Núcleo de Qualidade direciona a instituição na identificação e gestão de riscos que comprometam a segurança do paciente, visitante, colaborador e meio ambiente. 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.