Notícias

1 13/08/2019 13:00

Festejo tem quase 200 anos. Na programação, há missas, procissões, distribuição de comidas e samba de roda

Nesta terça-feira (13/8) começa em Cachoeira, a Festa da Boa Morte, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, a celebração da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte destaca-se como uma das mais importantes festas do calendário religioso da Bahia, o que garante intenso fluxo turístico para a cidade histórica de Cachoeira.

Os festejos da Boa Morte contam a história de mulheres negras que conquistaram espaço na sociedade e decidiram se unir para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos no modelo escravagista. Celebrado há quase 200 anos, o festejo sempre ocorreu em agosto, que é o mês dedicado à Nossa Senhora. Neste ano, o evento, que é considerado Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, segue até o próximo sábado (17/8).

A saída do Corpo de Nossa Senhora da Boa Morte está prevista para as 18h30 de hoje, terça, da Capela de Nossa Senhora D'Ajuda e segue em procissão pelas ruas da cidade. Na quarta-feira (14/8) acontece às 19h a missa de corpo presente de Nossa Senhora, na Capela de Nossa senhora da Boa Morte, e às 21h a procissão do enterro da Nossa Senhora da Boa Morte.

Na quinta (15/8), às 5h da manhã, acontece uma alvorada com fogos de artifício e às 10h a missa de assunção de Nossa Senhora , na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Às 11h ainda tem a procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora e posse da Comissão organizadora da festa para 2020. Às 12h tem valsa e Samba de Roda no Largo D'ajuda. Às 13h almoço das irmãs e às 16h Samba de Roda no Largo D´Ajuda.

Na sexta-feira (16/8) será servido às 18h um suculento cozido regado a Samba de Roda no Largo D´Juda. E no sábado (17/8), encerramento da Festa da BVoa Morte, será servido, às 18h, o tradicional caruru.

A Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte é uma confraria religiosa afro-católica que, na sua origem, e por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros escravos. Neste século, o grupo continua com a missão social, mas dedicada principalmente à educação.

PROGRAMAÇÃO

13 de agosto (terça-feira)
18h30 - Translado do corpo de Nossa Senhora da Boa Morte da Capela de Nossa Senhora D'ajuda em procissão pelas ruas da cidade.

14 de agosto (quarta-feira)
19h - Missa de corpo presente de Nossa Senhora na Capela de Nossa Senhora da Boa Morte.
21h - Procissão do Enterro de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira.

15 de agosto (quinta-feira)
5h - Alvorada com fogos de artifícios
10h - Missa solene da assunção de Nossa Senhora da Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.
11h - Procissão festiva em homenagem à Nossa Senhora da Glória e posse da comissão organizadora do evento em 2017.
12h - Valsa e samba de roda no largo D'ajuda
13h - Almoço das irmãs, convidados e pessoas da comunidade na sede da irmandade.
16h - Samba de roda no largo D'ajuda

16 de agosto (sexta-feira)
18h - Prato conhecido como cozido (alimento feito com mistura de verduras e carnes, acompanhado de um pirão) será servido, seguido de samba de roda no Largo D'ajuda.

17 de agosto (sábado)
18h - Caruru seguido de samba de roda e encerramento da festa 2019.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.