Notícias

1 19/06/2019 07:30

Por unanimidade, a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, aprovou parecer da deputada Lídice da Mata (PSB-BA) como relatora do Projeto de Lei – PL nº 943, de 2019, do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que reconhece as Festas Juninas como manifestação da cultura nacional. O ato ocorreu nesta terça-feira (18/6).

Em seu relatório, Lídice destacou a importância dos festejos juninos principalmente para a região Nordeste e exemplificou como esta tradição cultural oferece oportunidades de desenvolvimento social e econômico para a população. “Durante o São João, o Brasil encontra suas raízes mais caras e profundas, quando sua gente faz transbordar o que há de mais bonito e alegre em suas almas. É quando o Brasil fica um pouco mais brasileiro. E, do ponto de vista econômico, este é um dos eventos que mais movimenta a economia do Nordeste, contribuindo para a geração de emprego e renda e, em consequência, propiciando maior inclusão social”, afirma a parlamentar baiana.

Lídice lembra que, em 2014, quando senadora, recomendou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) proposta de reconhecimento da Festa de São João como Patrimônio Cultural brasileiro. Já o autor do projeto justificou a iniciativa explicando que “a grandiosidade, magnitude, diversidade e peculiaridade das festas juninas no País as consagram como uma manifestação cultural nacional extremamente rica, tendo enorme potencial para se transformar e um produto turístico nivelado ao nosso carnaval”.

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.