Notícias

1 11/01/2019 12:00

As Entidades Empresariais enviaram um ofício ao governador, Rui Costa; ao secretário da Fazenda, Manoel Vitório; ao prefeito, Rogério Andrade; á Camâra de Vereadores e aos empresários

Cristina Pita
Após serem apanhados de surpresa com o fechamento da Inspetoria da Fazenda (Sefaz), sem qualquer aviso prévio ou discussão, as Entidades Empresariais de Santo Antônio de Jesus, Associação Comercial, Sindicato Patronal e Câmara de Dirigentes Lojistas começam a se mobilizar desde a semana passada para tentar reverter a desativação do órgão e demonstrar a insatisfação diante do desmonte da Inspetoria.
Na quinta-feira (10/1), um ofício foi enviado ao governador do Estado, Rui Costa; ao secretário da Fazenda, Manoel Vitório;  ao prefeito de Santo Antônio de Jesus, Rogério Andrade; às  empresas Associadas e ao presidente da Câmara de Vereadores de SAJ, Antônio Barreto Neto.
Segundo informou ao Andaia.com.br, o presidente da ACESAJ, empresário Joel Lessa, o ofício é uma forma de demonstrar o descontentamento com a medida. "No ofício falamos da nossa preocupação com o fechamento da Inspetoria em SAJ e pedimos a revogação do decreto por parte do governador", pontuou.
Em dos trechos do ofício, As Entidades Empresariais justificam a reivindicação. "Solicitamos de Vossas Excelências, especialmente do Exmo. Governador Rui Costa, o valioso apoio no sentido de reavaliar esse decreto, com o objetivo de manter e fortalecer a INSPETORIA FAZENDÁRIA de Santo Antônio de Jesus como a unidade regional do Recôncavo e assim possamos continuar prestando o atendimento a consumidores e empresários que buscam o Município como polo de serviços, sem falar no custo de tempo e combustível para deslocamento de mais de 50 km até Cruz das Almas".
O secretário da Fazenda do Estado afirmou que a unidade irá ser fechada em diversos municípios da Bahia, incluindo Santo Antônio de Jesus.  Para a ACESAJ, o fechamento da inspetoria irá afetar 30 cidades sob a sua jurisdição fiscal. Assim, a inspetoria que atenderá o município e cidades circunvizinhas será a de Cruz das Almas, cidade que fica a 50 km de distância, exigindo uma viagem de aproximadamente 1 hora.
O contabilista Joel Leal, da Contabilidade, reclamou da dificuldade que será a partir de agora, uma vez que quem tiver problema a resolver na inspetoria da Sefaz terá que se deslocar para Cruz das Almas. "Teremos o maior prejuízo com despesas", lamentou.
Em 2018, Santo Antônio de Jesus arrecadou R$ 112.793.439,49 em ICMS, IPVA, ITD E TAXAS enquanto Cruz das Almas, quase um terço, R$ 37.157.150,68. Tais números e os dados acima, por si só, já justificam a importância da permanência da Inspetoria Fazendária em Santo Antônio de Jesus.
Confira as cidades onde a Inspetoria foi fechada: Amargosa. Aratuípe, Cairu, Camamu, Dom Macedo Costa, Elísio Medrado, Gandu, Igrapiúna, Itamari, Ituberá, Itaparica, Jaguaripe, Jiquiriçá, Laje, Muniz Ferreira, Mutuípe, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Pirai Do Norte, Presidente Tancredo Neves, São Miguel Das Matas, Salinas Das Margaridas, Taperoá, Teolândia, Ubaíra, Varzedo, Vera Cruz, Valença e Wenceslau Guimarães.
Confira o ofício das Entidades Empresariais:
 
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.