Notícias

1 11/10/2018 22:20

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado para o link 192! Essas chamadas são atendidas pelo Técnico Auxiliar de Regulação Médica (TARM) que identifica a ocorrência e coleta as primeiras informações sobre a vítima e sua localização e encaminhar para o Médico Regulador (MR).

É necessário que a pessoa que acionou o serviço esteja próximo da vítima para que possa responder aos questionamentos realizados pelo MR (responsável por acionar e enviar a equipe para o atendimento).  A ambulância do SAMU 192 é acionada de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.  

A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

O município de Amargosa faz parte da Central RECONVALE que é composta por outros 33 municípios, com sede em Santo Antônio de Jesus, e que atende a uma população estimada em 800 mil pessoas no Recôncavo da Bahia.  No instante que uma pessoa aciona o serviço sem necessidade, ou seja, fazendo um TROTE, outras vidas podem estar em risco no mesmo instante! 

A central RECONVALE estima cerca de 20% de chamadas falsas, ou seja, de TROTES que mobilizam a equipe e acabam criando prejuízos ao serviço bem como impedindo que uma pessoa em risco e gravidade possa receber atendimento.

TROTE É CRIME! SEJA AMIGO DO SAMU E DA VIDA! DIGA NÃO AO TROTE! (Artigo 340 do código penal (Decreto Lei 2848/40).

Adernilson Queiroz Alves Coordenador do SAMU192/Amargosa/BA

 

Da Redação

 

 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.