Colunas

1 21/07/2020 20:06

É prioridade sua ter um futuro tranquilo e de qualidade?  Se for, você é um potencial investidor.  Anteriormente falamos da importância de elaborar um planejamento orçamentário, o qual deveria incluir uma reserva para investimento. Você fez isso?  Se sim, parabéns!  Mas, se você ainda não tiver feito este planejamento e deseja ter uma segurança financeira para aproveitar os prazeres da vida, corre que dá tempo!  Para tanto, a seguir falaremos sobre os tipos de investidores para que você  se identifique com aquele que mais se adequa a seu perfil.  Como se trata de um assunto extenso, nas próximas edições falaremos das formas, do valor e prazo dos investimentos para que você decida qual se aplicaria ao seu objetivo.  Investir é um desafio e tanto, mas lá na frente você verá o quanto valeu a pena.

Você já investiu em uma pessoa porque achava que valia a pena?  Qual motivo de você ter feito isso?  Por acaso achou que dedicando seu tempo colheria algum benefício futuro?  Assim, entenda que investir é aplicar recursos com objetivo de obter algum retorno.  Se você ficou com dúvidas sobre modelos de recursos, esses podem ser: tempo, terreno, carro, animal, etc..  Acima de tudo, reconheça que a grande maioria dos recursos vira dinheiro, e que dinheiro é um tipo de recurso também.  

Sim, você está interessado e deseja investir.  Qual seria então o primeiro passo a dar?  É você saber em qual perfil se enquadra.  Dessa forma, vamos dedicar um tempinho para que você se conheça melhor.   Pense em como você lida com o risco.  Tente por exemplo se lembrar se você já apostou alguma vez.  Como se sentiu quando ganhou ou quando perdeu?  Como lidou em esses sentimentos?  Diante de suas respostas a essas perguntas, você diria que tem o perfil conservador, moderado ou arrojado?  Calma, não se manifeste ainda, pois antes vamos falar um pouco sobre cada um desses perfis. 

Saiba que o investidor do tipo conservador busca o máximo de segurança.  Portanto, procura aplicar em algo com o mínimo de risco e, consequentemente, obter menor retorno.  Em compensação, a probabilidade de perda é quase nula.  Exemplo de investimento sem risco é a compra de um terreno.

Outro perfil é do investidor arrojado, também conhecido como agressivo.  Essa é a modalidade de investidor que aceita e suporta alto risco.  Ou seja, ele faz aplicações de elevado risco com expectativas de maior retorno, entretanto com considerável possibilidades de perda.   Você tem em mente algum investimento com esta característica?  Se você pensou no mercado de ações, acertou! 

Já o investidor moderado tem qualidades do conservador e do arrojado.  Inclusive, ele pode aplicar parte de seu recurso em algo arriscado, e o restante em algo de menor risco.  Ou simplesmente ele pode investir tudo em algo que apresente risco moderado.  Exemplo de uma pessoa com perfil moderado é aquela que tenha 1mil reais, e compre 500 reais de bitcoin (moeda digital), que possui risco alto, e aplica os demais 500 reais na compra de milho para vender na feira no mês de junho (risco baixo).

Pronto, você descobriu seu perfil de investidor? Perfeito, primeiro passo concluído!   Contudo, imagino que você esteja se perguntando: “para quê conhecer tudo isso apenas para investir?”.  Quando se trata de tornar seu sonho realidade, é preciso tomar todo cuidado possível para que você se sinta confiante na tomada de suas decisões.  Ninguém quer se decepcionar nem perder o que poupou com tanto sacrifício, não é?  Muito pelo contrário, o intuito aqui é fazer o pão crescer e multiplicar!  Assim posto, na próxima semana apresentaremos informações para você decidir em que investir e obter o retorno desejado.  Dessa maneira, vamos devagar com o angu, sempre em frente e logo chegaremos longe!


Categorias

 Meu DinDin - Como realizar seus sonhos 
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.