Notícias

1 16/04/2024 09:29

O laudo realizado pela Prefeitura ao qual a emissora teve acesso atesta que de fato a estrutura está bastante comprometida, mas que não existe risco eminente de desabamento

Na manhã desta terça-feira (16), moradores do distrito de Hera Nova, em Canavieiras, voltaram a procurar a Costa Sul FM para denunciar o estado em que a Caixa D' Água que abastece a comunidade.

De acordo com imagens cedidas pelos residentes, é possível constatar que os vergalhões de aço estão expostos e que o concreto da estrutura está rachado em todos os quatro pilares de apoio da mesma e que existem muitas rachaduras no cimento do chão.

A situação se agrava ainda mais pelo fato do tanque estar ao lado de uma escola pública, gerando preocupação por parte dos moradores em relação à integridade física dos estudantes e comunidade de um modo geral, por se tratar do ponto de coleta de água para aquelas pessoas que residem na localidade.

Vale ressaltar que em janeiro deste ano os moradores já haviam procurado a emissora para relatar essa mesma situação (relembre) quese arrasta desde a gestão anterior.

Procurados pela Costa Sul FM, a Prefeitura Municipal de Canavieiras, através da Secretaria de Obras e Transportes, informou que já havia ido até a localidade e realizado um estudo de análise técnica da caixa d' água em questão.

O laudo ao qual a emissora teve acesso atesta que de fato a estrutura está bastante comprometida, mas que não existe risco eminente de desabamento. Fomos informados ainda de que os reparos na mesma irão ser iniciados assim que houver uma estabilização do clima na região e que a estrutura não havia sido construída de acordo com os padrões corretos durante a sua construção, mas que agora será devidamente restaurada e limpa para atender satisfatoriamente à comunidade de Hera Nova.

De acordo com o laudo:

"Situação geral: A estrutura da Caixa D' Água  apresenta manifestações patológicas, havendo necessidade de intervenção imediata para a recuperação desta. recomenda-se realizar a remoção cuidadosa de toda a argamassa de recobrimento que estiver avariada, geralmente localizada da parte inferior do pilar ou viga, juntamente com a limpeza de toda armadura exposta e aplicação de primer de proteção da ferrugem ou zarcão, posteriormente realizar o encamizamento da estrutura.
Também deverá ser realizada a limpeza superficial com lavadora de alta pressão em todas as paredes, com intuito de remiover o limo e mofo, ocasionados pela exposição às interpéries, pintura, impermeabilização e limpeza da caixa d' água."

Abaixo, está disponível em anexo o laudo completo realizado pela Prefeitura Municipal de Canavieiras através da Secretaria de Obras.

 

Da Redação

 

Arquivos

download laudo_caixa_dagua_hera_nova.pdf
Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.