Notícias

1 27/03/2024 10:38

O ato de despejo de entulho precisa, por lei, ser informado à Prefeitura Municipal através do setor de tributação

Na tarde de terça-feira (26) a Costa Sul FM recebeu a queixa de um morador da Rua Alcides Costa, localizada no Centro de Canavieiras, sobre uma outra residente que estaria despejando entulho na calçada em frente a própria casa, gerando transtornos para condutores e pedestres, além do aumento da proliferação de animais peçonhentos, ratos e doenças infecciosas no local.

A reportagem esteve na região indicada e constatou a situação denunciada pela ouvinte e a questão se complica ainda mais por se tratar de uma curva onde existe uma boca de lobo, que estaria, segundo o morador, entupida devido ao ato frequente da cidadã infratora.

A reportagem procurou os setores de tributação e coleta de entulhos da cidade e foi informada que o ato de despejo de entulho precisa, por lei, ser informado à Prefeitura Municipal através do setor de tributação para que ele, por sua vez, possa acionar o setor responsável pela remoção e, por se tratar de lixo não doméstico, ou seja, aquele que não é retirado todas as segundas, quartas, sextas e sábados gratuitamente, a lei determina que seja paga uma taxa de R$65,84 por caçamba utilizada na limpeza do montante em questão.

Já na manhã desta quarta-feira (27), em menos de 24h da denúncia, o setor de limpeza, através do seu responsável, o Diú Loureiro e demais funcionários, foi até a Rua Alcides Costa e removeu completamente o entulho ilegal depositado da localidade, deixando a área mais uma vez segura para a população.


Foto: Dan Oliveira

Enquanto a reportagem estava no local acompanhando a remoção dos entulhos, um senhor se aproximou e relatou que quase tinha sido atropelado por uma moto naquele trecho, quando teve que desviar da calçada com entulhos para atravessar a rua no exato momento em que uma motocicleta vinha da outra direção. Como se tratava de uma curva, o motociclista quase não conseguiu desviar do idoso, e por pouco um acidente grave não aconteceu.

Situações como essa ilustram a necessidade de conscientização da população para não depositar qualquer tipo de entulho nas ruas e calçadas da cidade, seja ele oriundo de podas de árvores ou obras, pois além de se tratar de uma ilegalidade, pode ocasionar acidentes com idosos, crianças, condutores de veículos e população de um modo geral, bem como ajudar na proliferação de animais peçonhentos e doenças infecciosas nas proximidades. 


Foto: Dan Oliveira

 

Por: Dan Oliveira

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.