Notícias

1 06/12/2017 17:40

Identificada em 2002 pelo cientista holandês Marcel Waldinger, da Universidade de Utrecht, a síndrome da doença pós-orgásmica (POIS, na sigla em inglês) ainda vem sendo melhor entendida pelos cientistas.

Ela ocorre apenas em homens e tem como principais sintomas cansaço extremo, dificuldades de memória e problemas de concentração, que aparecem sempre após a ejaculação e podem permanecer por horas e até dias. Outros sintomas, segundo a BBC, são debilidade da musculatura, febre ou sudorese extrema, diarreia, calafrios, alterações do estado de ânimo, geralmente irritabilidade, discurso incoerente, congestão nasal e ardência nos olhos.

As possíveis causas variam de acordo com as diferentes pesquisas. Entre elas estão alergia ao próprio sêmen, distúrbio neurobiolígico, reação autoimune ao plasma seminal, disfunção da glândula pituitária e deficiência de testosterona.

TRATAMENTO

O tratamento da POIS é difícil devido à diversidade de possíveis causas. Por essa razão, não há um tratamento único. Há homens que se tratam à base de vitaminas, ao uso de adesivos de testosterona e à eliminação de laticínios na dieta, por exemplo.

No momento, o cientista Marcel Waldinger tem identificado 200 homens com a síndrome pelo mundo. O número, porém, pode ser bem maior devido ao fato de muitos terem vergonha de falar do problema ou de sequer saberem sofrer dele.

Notícias ao minuto
Foto: iStock

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.