Notícias

1 14/11/2017 18:23

Moradores das Ruas, Vereador José Reis e João Panan, no bairro Tancredão em Canavieiras procuraram a redação da Costa Sul FM, para alertar pais e responsáveis por crianças e adolescentes para uma brincadeira que pode, deixa de ser saudável quando coloca vidas em risco. Estamos falando de soltar pipas.

Uma cidadã que preferiu não se identificar contou a reportagem que recentemente seu neto teve o pescoço ferido depois de ser atingido por uma linha com cerol. O garoto teve ferimentos leves.

O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são bons condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas. Em contato com a pele, esse composto é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte.

Além do perigo de corte por cerol, soltar pipas também pode causar acidentes de eletrocussão por contato direto com a rede elétrica durante tentativas de remover esses brinquedos de fiações.

Quem também deve redobrar a atenção são os motociclistas. A falta da antena que serve para proteger o motociclista é considerada uma imprudência. Segundo estatísticas, a maioria dos acidentados são jovens do sexo masculino e as partes mais atingidas são a cabeça e as extremidades.

Crime e multa

Soltar pipas com cerol é crime previsto em muitos estados do Brasil. Quem o comete esse crime também pode ser enquadrado no artigo 132 do Código Penal, que configura expor a vida ou a saúde dos outros a perigos. A Pena - detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave. Parágrafo único. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. (Incluído pela Lei nº 9.777, de 1998).

 Quando menores são flagrados usando cerol e o material provoca acidente, os pais podem ser penalizados por danos a pessoa física, ao patrimônio público ou à propriedade privada.

Choque pode ser fatal

As linhas com cerol são capazes de romper cabos de energia, o que favorece a ocorrência de curtos circuitos e morte por eletrocussão. Muitas crianças amarram pipas com arames e fios metálicos.

Dicas

As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais se deve usar fios metálicos ou cerol. Caso a pipa fique presa, o melhor a fazer é não tentar resgata-la.

 

Costa Sul FM

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.