Notícias

1 14/11/2017 15:26

O encontro será gratuito e aberto a comunidade.

Com o intuito de mostrar o que aprenderam até o momento, alunos da Escola Estadual 15 de Outubro, estudantes do curso técnico em Zootecnia promovem no próximo dia 28 de novembro, às 18h, no auditório da própria instituição, o "I Encontro de Estudantes Técnico em Zootecnia e Produtores Rurais de Canavieiras".

Na oportunidade os presentes poderão aprender e tirar dúvidas dos temas abordados:

*Defesa Sanitária Animal - Palestrante: Dr. Gilmar Neves Farias/ Veterinário da ADAB.

*Manejo do gado de corte e leite - Palestrante: Dr. Edmilson Rodrigues/ Veterinário.

*CAR/CEFIR (Cadastro Ambiental Rural) - Palestrante: Amúlio Loureiro/ Engenheiro Agrônomo/ Prof. Técnico da Escola Técnica Profissional 15 de Outubro.

Em entrevista, a Professora Edvânia Coutinho, contou a Costa Sul FM, de onde partiu a ideia de fazer o encontro. "Os alunos sentiram a necessidade de mostrar para a nossa comunidade, além da existência do curso a importância da valorização deles como futuros técnicos que irão atuar na localidade" concluiu.

Canavieiras não se destaca apenas na pesca, a cidade também é conhecida pelo seu potencial na criação de gado de leite e de corte. Sendo assim, para o encontro esta sendo esperado um grande número de participantes.

Zootecnia é a ciência que se dedica ao estudo da criação, produção e manejo de animais domésticos economicamente úteis.

O principal objetivo da zootecnia é desenvolver recursos para maior produtividade e rentabilidade dos produtos derivados dos animais, como a carne, o leite, ovos etc, tendo em conta o aumento da produção e do lucro sem descuidar do bem estar dos animais.

A zootecnia tem sempre em conta a exploração eficiente dos recursos agropecuários. O campo de atuação envolve pesquisas genéticas, criação artificial de animais domésticos, silvestres e aquáticos, como também espécies vegetais, nativas e exóticas, a melhoria das raças animais, o controle de doenças, nutrição e alimentação, desenvolvimento de tecnologias, técnicas e produtos específicos para a criação dos animais.

O profissional que se especializa em Zootecnia é designado zootecnista (ou zootécnico). Também fazem parte das habilitações do zootecnista a administração, economia, comércio e planejamento agropecuário, e a sustentabilidade ambiental.

O curso de Medicina Veterinária possui muitas disciplinas em comum com o curso de Zootecnia, pois ambas estão ligadas ao mundo animal. No entanto, a Medicina Veterinária está focada na saúde dos animais, nas cirurgias a análises clínicas.

Os cursos Técnicos oferecidos pela Escola Estadual 15 de Outubro acontecem sempre à noite. Mais informações devem ser colhidas na unidade de ensino, na Av. Rio Branco, 279 ou pelos telefones: (073) 3284-196/ 3284-1174.

O encontro será gratuito e aberto a comunidade.

 

Matéria e redação: Ney Amaral

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.