Notícias

1 13/10/2017 19:40

Em 2017, o Centro Integrado de Comunicações da Secretaria da Segurança Pública (Cicom) recebeu cerca de 239 trotes por dia. Até 30 de setembro, o sistema registrou  ao todo  65.477 ligações falsas. A unidade recebe chamadas nas centrais de atendimento da Polícia Militar (190), Civil (197) e do Corpo de Bombeiros (193) e tem prejuízos com as falsas ocorrências que atrapalham o auxílio às pessoas que realmente necessitam desse serviço.

Segundo o diretor de operações da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel PM Moisés Brito de Oliveira, as ligações ficam mais frequentes no período de férias escolares, pos a maioria dos autores de trotes são crianças. “Os prejuízos são agravantes, além do gasto com combustível para deslocar viaturas em vão, corre-se o risco de tirar guarnições de patrulhamento da disposição de pessoas com denúncias verídicas”, declarou ele. 

A brincadeira de mau gosto é ilegal e o coronel sinaliza para a responsabilização. “Como qualquer outro crime, a pessoa que vier a ser identificada praticando responde penalmente pela sua ação”, explicou. Ele também chama a atenção dos pais e responsáveis, sobre a importância da conscientização e responsabilidade sobre as ações das crianças.

Um grupo de instrução da Stelecom tem visitado escolas com intuito de conscientizar crianças e adolescentes para as consequências de comportamentos que colocam em risco a vida do outro. 

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.