Notícias

1 13/10/2017 14:30

Uma mulher morreu após ser atacada por um homem no final da manhã desta quinta-feira, 12, na Estação Mussurunga, em Salvador. O agressor foi identificado como Nelson Messias dos Santos, 48 anos, ex-cunhado da vítima. Ele chegou ao local em um carro e invadiu o local com, pelo menos, duas facas.

Jacineide Alves Lima, 42 anos, que tinha uma barraca na estação, foi ferida com golpes de faca e não resistiu aos ferimentos. O homem, que também feriu dois homens que tentavam impedir a agressão, em seguida realizou vários cortes no próprio pescoço.

Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e por seguranças do CCR Metrô e morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na avenida Vasco da Gama. As outras vítimas também foram socorridas para o local. 

Uma delas, ferida também no pescoço, está em estado grave e passa por cirurgia, segundo a delegada Carmen Dolores em entrevista à TV Record, responsável pelo plantão do HGE neste feriado.

A mulher, que mora em Mussurunga, deixa um filho pequeno. O homem, segundo a delegada, já tinha sido preso por ter agredido a mulher. Ele ficou custodiado por quatro dias e ganhou a liberdade provisória devido determinação judicial. Ainda de acordo com Carmen, Nelson vinha ameaçando familiares da vítima.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), parentes de Jacineide estão sendo ouvidas pela polícia. O órgão informou que "a polícia acredita, inicialmente, que o objetivo dele era matar a companheira, com quem tinha um relacionamento conturbado, mas a irmã acabou interferindo e sendo morta".

Homem matou ex-cunhada porque não o ajudou a reatar relacionamento

Momentos antes de esfaquear e matar a autônoma Jacineide Alves Lima, de 42 anos, a Jaci, o vendedor ambulante Nelson Messias dos Santos, 48, falou com ela ao celular e pediu seu auxílio para reconquistar a ex-companheira, a irmã dela e também autônoma Elenice Alves Lima, a Leni, de quem estava separado há um mês.

“Ele ligou para o celular de Gilson [amigo] e pediu para falar com Jaci. Ele já estava dentro da estação, quando ligou. Ele queria a ajuda dela, mas ela disse: ‘Ô, Nelson, Leni não quer voltar mais! Segue sua vida e deixe minha irmã em paz”, contou Evanice Lima da Fraga, 45, irmã da vítima.

Ciúmes 

“Tudo isso começou por causa de ciúmes. Ele era doentio, não deixava ela [Leni] ter amizade com ninguém. Ele já tinha ido na estação com uma faca para tentar matar um colega dela”, contou Evanice.

Segundo ela, há cerca de duas semanas, Nelson passou a frequentar a estação todos os dias e sempre procurava por Jaci. “Ele chegava lá às 3 horas e pedia a ajuda dela. Falei com ela e com Leni para chamar a polícia. Liguei para Leni ontem [quarta-feira], perguntei se ela estava esperando ele matar alguém de nossa família. Ele já tinha matado um homem lá em Sergipe [Aracaju], por ciúmes”, desabafou Evanice.

O corpo de Jaci deverá ser sepultado ainda nesta sexta, 13, em Feira de Santana (distante a 109 km de Salvador). A mãe dela morreu há dois meses, de infarto.

Prometia matar a ex

Conforme Evanice, em 14 de setembro último, Nelson já havia tentado matar a ex-companheira, mas foi preso e ficou apenas dois dias na cadeia. “Ele pagou fiança e foi solto no sábado [16], mesmo dia que a gente foi na delegacia da mulher [Delegacia Especial de Atendimento à Mulher - Deam] pegar um documento para ele ficar longe dela. Quando a gente voltou, ele já estava na rotatória de Mussurunga”, lembrou irmã da vítima.

Leni estava sob medida protetiva. Na hora do crime, ela correu para se proteger. Ela e Nelson conviveram por cinco anos. Conforme a delegada Carmem Dolores Bittencourt, caso Nelson não tivesse se matado, ele responderia por um homicídio e duas tentativas de homicídio. Ela instaurou o inquérito e vai solicitar à Justiça o arquivamento por extinção da punibilidade.

Em nota, a CCR Metrô Bahia lamentou o crime e disse colaborar com as investigações. O terminal funcionou normalmente durante toda esta quinta.

A TARDE

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.