Notícias

1 13/10/2017 08:50

O ônibus que tombou na BA-421, em trecho que fica no município de Piritiba, localizado na região da Chapada Diamantina, levava crianças para um passeio em parque aquático de Jacobina, no norte da Bahia. O número de mortos no acidente subiu para cinco, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Piritiba. Cerca de 30 pessoas ficaram feridas.

A viagem, organizada por conta do Dia das Crianças, teve início no municípío de Itaberaba, também na Chapada, e duraria cerca de 207 quilômetros. O tombamento ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia. O ônibus, que transportava cerca de 46 pessoas, pertence à Empresa de Transportes Macaubense (Entram). Um funcionário da empresa disse ao G1, por telefone, que o veículo foi fretado para a realização do passeio.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foram identificados os corpos de Vanessa Diamantino de Almeida, 16 anos, Maria Ruthe Diamantino dos Santos Souza, 48, Margarida Lopes Mascarenhas, 68, e Penélope Pimentel Lopes, 2. Uma vítima do sexo feminino continua com identidade e idades ignoradas.

Conforme o secretário de Saúde de Piritiba, Antônio José, crianças e adolescentes, entre 2 e 16 anos estavam no ônibus, acompanhados de pais, avós, tios e outros parentes. O gestor afirmou também que, entre os mortos, estão mãe e a criança que iria fazer dois anos de idade no dia 22 de outubro. Ainda conforme Antônio José, outro bebê dela, que é gêmeo do que morreu, conseguiu sobreviver e tem quadro de saúde estável.

"Era um ônibus fretado de Itaberaba, que iria levar as pessoas para passar o dia inteiro em Jacobina, num parque aquático. Infelizmente, isso aconteceu. Pela contagem feita no local, 46 pessoas estavam no veículo, mas a gente não sabe precisar ao certo quantas eram crianças", disse José.

Quatro pessoas, entre elas a criança e a mãe, morreram ainda no local do acidente. A quinta vítima chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde de Piritiba, de onde seria transferida para outra cidade por conta dos graves ferimentos -- teve dois braços amputados --, mas também não resistiu.

Das cerca de 30 pessoas que ficaram feridas, conforme o secretário, 20 tiveram ferimentos graves. Ele não soube dizer quantas dessas pessoas são crianças. Segundo relata, muitos feridos tiveram amputações, fraturas expostas e traumatismo craniano. Os sobreviventes foram levados para hospitais de cidades próximas.

"Foi de repente. Na hora em que a gente entrou na curva, o ônibus virou. Foi só o que eu lembro", disse uma das sobreviventes, de prenome Monalisa, que teve ferimentos leves na testa.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 27 pacientes foram encaminhados para Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador: 18 adultos para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e nove crianças para o Hospital Estadual da Criança (HEC).

Devido ao número de pacientes recebidos pelas duas unidades de saúde, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) de Feira de Santana informou que está precisando de sangue de qualquer tipo para atender as vítimas. Um cartaz com o pedido foi divulgado pelo órgão nas redes sociais. A Hemoba de Feira fica localizada ao lado do HGCA e, nesta sexta-feira (13), vai funcionar a partir das 8h para receber doadores.

Segundo a Sesab, as equipes do Hospital Geral do Estado (HGE) e do Hospital do Subúrbio (HS), ambos em Salvador, também foram mobilizadas para receber as vítimas, para onde já foram transferidos pacientes que necessitaram de terapia intensiva pediátrica.

Foram utilizados no resgate aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer/PM-BA). Mais de 15 médicos e quase 40 enfermeiros e técnicos de enfermangem de Piritiba e cidades vizinhas, como Miguel Calmon, Jacobina, Tapiramutá, Mundo Novo, Mirangaba, Serrolândia, Capim Grosso e Quixabeira, ajudaram no resgate das vítimas.

"Demos todo o suporte às vítimas e contamos com a ajuda dos municípios vizinhos. Ambulâncias de todos as cidades da região foram enviadas para cá para ajudar no socorro. Todos já foram socorridos, uns já passaram por cirurgias. Infelizmente, uma tragédia", disse o secretário.

O secretário Antônio José destacou que a principal suspeita levantada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é de que o ônibus tenha tombado após a quebra da barra de direção. Ele disse, no entanto, que uma perícia será realizada no veículo para verificar as reais causas do acidente. O motorista do ônibus deve ser ouvido pela polícia ainda nesta quinta.

Luto e visita cancelada

Por meio de comunicado oficial, a Prefeitura de Itaberaba informou que decretou luto oficial de três dias no município. Também em decorrência do acidente, o governador da Bahia, Rui Costa, cancelou a agenda que teria nesta quinta, em Itaberaba.

O governador iria na cidade para participar de inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e para fazer a entrega da primeira etapa da reforma das instalações da sede do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR/Chapada) e da sede da Companhia Independente de Policiamento Tático (Rondesp/Chapada).

Na cidade, Rui também anunciaria a abertura do processo de licitação para restauração e pavimentação de 5,24 quilômetros da rodovia BA-046, no trecho da passagem urbana de Itaberaba, ao custo de R$ 1 milhão, e ainda entregaria 638 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e de um trator com implementos.

A agenda ainda previa visita ao programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que marca o Outubro Rosa, e a participação na entregas de obras municipais. O governo não informou se uma nova data para visita do governador na cidade foi marcada.

Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pela Prefeitura de Itaberaba:

"A Prefeitura de Itaberaba vem a público expressar todo o seu pesar e consternamento diante do trágico acidente, ocorrido esta manhã, na cidade de Piritiba, que vitimou cidadãos de nossa cidade. Informamos que, neste momento de dor e muita tristeza, estamos trabalhando com foco direto no apoio integral às famílias das vítimas, disponibilizando todas as equipes de governo para auxiliar em tudo o que for necessário e possível.

O Prefeito, Ricardo Mascarenhas, decretou LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS, em todo o município. Assim sendo, o evento que aconteceria nesta sexta-feira (13), com a presença do Governador do Estado, bem como os serviços que seriam realizados, foram adiados, mantendo-se, apenas, o exames de MAMOGRAFIA que serão disponibilizados na Praça do Coqueiro, no dia de amanhã".

G1

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.