Notícias

1 12/10/2017 19:06

Nesta quarta-feira (11), aconteceu a abertura oficial do Festival Gastronômico do Caranguejo em Canavieiras. Logo pela manhã o prefeito Dr. Almeida, acompanhado de sua equipe e representantes do Governo do Estado, autoridades regionais, participou de reunião na Secretaria da Educação (SEMED). Na parte da tarde um desfile temático saíndo da Praça Maçonica passando pela Av. Dr. Otávio Mangabeira (Rua 13) com destino ao Sítio Histórico deu o pontapé inicial as festividades.

Ainda na quarta-feira, o publico presente acompanhou atententamente o show da cantara Laíz Marques, abrindo a noite cultural às 19h. Ás 23h foi a vez da escolha da Musa do Caranguejo 2017. Quinze garotas participaram do concurso que foi vencido Carolina Soares Santos, representando as Óticas São Raphael, o segundo lugar ficou com Caroline Santos Campos, da Pousada Corona Férrea e o terceiro lugar ficou com Karen Souza Cardoso, representando Salão Dany Cabeleireira.

Para encerrar o primeiro dia do Festival as atrações musicais Filomena Bagaceira, Kiko Salli e Toma Swingão balaçaram canavieirenses e turistas.

Nesta quinta-feira (12), foi realizada a Feira da Agricultura Familiar, batizada de, “Riquezas de nossa Terra”, Caranguejódromo e Apresentações Culturais. A noite o som de Léo Lima, Banda Maria Breteira (especial para crianças), Via de Acesso, Jau e Bruta Raça. No dia 12, ainda haverá Cozinha Show.

No dia 13, a atração principal será Pablo. O dia começa com o Caranguejódromo e segue com atividades esportivas, apresentações culturais, Cozinha Show e as atrações Radiokane, Adilson Nascimento, Vitrola Baiana e Lord City.

Já no dia 14, segue com a mesma programação e os shows ficam por conta de Thiago Camargo, Léo Sobrinho, Patchanka, Sinho Ferrari e Love Hits. No dia 15, o Festival do Caranguejo encerra com os shows de Sambaê, Princesinha, Lordão e Carlota Joaquina, tudo transmitido ao vivo pela Costa Sul FM.

Nestes dias, além das festividades com barracas e ofertas de pratos como bolinho de puã, puã a milanesa, puã recheada, casquinho de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho, ainda haverá espaço para debate cientifico e capacitação para a comunidade envolvida no pescado, manuseio e comercialização do produto, além da conscientização para a preservação da espécie.

Também serão feitos sorteios de pratos típicos e premiações entre as barracas. Serão ofertadas algumas premiações para as catadeiras mais antigas. Para o pescador de caranguejo com a melhor estória de pescador. O Festival atenderá a todas as idades de públicos e todos os nichos de mercados, com participação de todo o trade local, barracas de praias, baianas de acarajés e de abarás. Com decoração totalmente voltada para a proposta ambiental e os devidos respeito ao propósito de sustentabilidade e conservacionismo.

Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que vivem exclusivamente áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição.

A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella, Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.

A expectativa é que Canavieiras receba em torno de 10 mil visitantes .

 Costa Sul FM

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.