Notícias

1 12/10/2017 16:55

A Loja Maçônica União e Caridade, de Canavieiras, participou recentemente da Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal de Canavieiras para debater a participação do Município no Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA). No evento, defendeu a integração ao consórcio, junto com Camacan, Santa Luzia, Mascote, Una, Arataca, Pau Brasil, Jussari, Itaju da Colônia e São José da Vitória.

De acordo com o Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Caridade, Lázaro Magnavita, o tema foi objeto de análise dos maçons canavieirenses, por entenderem que a formação de consórcios entre entes governamentais se apresenta atualmente como a única forma de promover o desenvolvimento regional. Para ele, nas condições atuais, somente organizados em consórcios, os municípios atrairão recursos para implantar os equipamentos públicos.

Em vista de considerar a importância do CIMA para Canavieiras e municípios vizinhos, a Loja Maçônica União e Caridade enviou correspondências ao presidente da Câmara de Canavieiras, Nilton Nascimento, o prefeito de Canavieiras, Clóvis Almeida, e o presidente do CIMI e prefeito de Santa Luzia, Antônio Guilherme. Nas cartas, foi evidenciada a importância da aprovação do projeto de lei pelos vereadores canavieirenses.

Para o Venerável, Canavieiras precisa cumprir a Lei 12.305/10, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a integração no Consórcio Intermunicipal amplia as possibilidades de construir um aterro sanitário para tratar os resíduos sólidos dos municípios. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMC) apontam que, para cada R$ 10,00 investidos em saneamento, são economizados R$ 50,00 na área da saúde.

Entende Lázaro Magnavita, que o CIMA contribuirá significativamente para a maximização do desenvolvimento de programas integrados, como a elaboração de projetos conjuntos para a manutenção das ruas e estradas. “Existem, ainda, alternativas viáveis para a realização da prestação de serviços nas mais variadas áreas da administração pública”, ressalta o Venerável.

Nas correspondências, foi destacada que em tempos de recursos cada vez mais escassos, o modelo de organização através de consórcios tem alcançado ganhos consideráveis em outras regiões brasileiras. Atualmente, o Governo Federal e organismos financiadores internacionais somente oferecem recursos específicos para investimento e custeio, exclusivamente através de consórcios.

 

ASCOM-Maçonaria

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.