Notícias

1 21/09/2017 17:30

Seguir corretamente uma dieta restrita nem sempre é sinônimo de perda peso. As bactérias que estão em seu intestino podem determinar se você conseguirá ou não eliminar aquelas gordurinhas a mais. Os dados são de pesquisadores do departamento de nutrição da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca.
 
O estudo analisou amostras de fezes de 62 pessoas acima do peso e daqueles que seguiram uma dieta rica em fibras, integrais, frutas e verduras, e baixa em gorduras, durante seis meses. As que tiveram uma taxa alta de bactérias do gênero Prevotella e Bacteroides, que costumam compor a flora intestinal, perderam, em média, 5kg de gordura.
 
— A pesquisa percebeu que essas bactérias, dependo da quantidade em que aparecem no intestino, podem influenciar na questão do emagrecimento. A hipótese é que algumas digerem mais os alimentos e as pessoas absorvem melhor os nutrientes — explica o médico Eduardo Usuy, membro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
 
As pessoas que seguiram a mesma dieta, mas apresentaram quantidades menores dessas bactérias perderam 3,5kg no período.
 
Análises personalizadas no futuro
 
Apesar dos estudos sobre a influência das bactérias no emagrecimento, a possibilidade de se descobrir exatamente quais são os microrganismos mais indicados para perder peso ainda não estão dominados pelos médicos.
 
— Esses tipos de análises ainda são realizados apenas no âmbito científico. O que se espera é que no futuro se consiga fazer esses exames em laboratório, pois teremos instrumentos para mostrar para aquele paciente porque ele tem uma dificuldade maior de emagrecer — pontua o gastroenterologista Ronaldo Carneiro, sócio do BioMais Saúde.
 
De acordo com a pesquisa, agora está mais do que comprovada a necessidade de se indicar dietas personalizadas para cada paciente.
 
— Somos seres diferentes da mesma espécie. Por isso, as necessidades não são iguais — diz a nutróloga Alice Amaral.
 
Desequilíbrio
 
Disbiose: É o nome dado ao desequilíbrio da flora intestinal. Essa oscilação pode favorecer o surgimento ou a manutenção de doenças, e determinar se a pessoa tem mais chances de emagrecer ou engordar.
 
Alimentação: O consumo em excesso de comidas altamente processadas ou com muito carboidrato simples (pão, bolo) aumenta a quantidade de bactérias nocivas ao corpo.
 
Insônia: Dormir pouco traz uma série de prejuízos ao organismo, inclusive o desequilíbrio da flora intestinal.
 
Uso de antibióticos: Apesar de serem remédios, os antibióticos são grandes responsáveis pela oscilação das quantidades de bactérias existentes na flora intestinal.

O GLOBO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.