Notícias

1 03/03/2011 15:40

Cooperativa do Amido é um projeto de desenvolvimento sustentável, idealizado pela Fundação Odebrecht, que visa a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das "unidades-família" integrantes da Cooperativa de Produtores de Amido de Mandioca do Estado da Bahia (COOPAMIDO), que é formada por pequenos produtores de mandioca dispostos a realizar produção integrada em fluxo constante para atender sua prestadora de serviços Bahiamido S. A., que atua no mercado de amidos modificados.

O primeiro módulo agroindustrial abrange a região do Recôncavo Baiano, situado no município de Laje (a 226 km de Salvador). A COOPAMIDO foi fundada em 2009 com 25 cooperados e projeta a expansão desse quadro para em torno de 400 cooperados para este ano.

A Aliança Cooperativa do Amido, propõe aos colaboradores e cooperados oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal, atendendo as expectativas dos clientes quanto a qualidade dos produtos, com garantia de fornecimento e preço competitivo, eliminando intermediários e especulação na cadeia produtiva.

Realiza a rastreabilidade total dos produtos através de plataforma de dados e mapas, sistema de coleta de dados (GPS e fotos de satélites), que ilustram indicadores produtivos, ambientais e sociais, possibilitando acesso ágil às informações com segurança e transparência.

As atuais linhas de desenvolvimento estão concentradas no uso industrial do amido para atender os mercados: alimentício (panificação, lácteos, molhos e cremes); papel (amido para composição da massa de papel); cosmético (uso de amido em sabonetes); plásticos (amido para biopolímeros).

Linhas de pesquisa: higiene (amido superabsorvente); cosmético (carboximetilamido (CMA) de mandioca); colas (cola plástica vegetal alternativa ao PVA escolar e cola vegetal para rotulagem, alternativa à caseína); resina vegetal (cobertura em tintas e vernizes e alternativa ao uso da ureia formoldeído em madeiras); embalagens (isopor biodegradável para acomodação de eletroeletrônicos).

Fonte: Blog do Valente

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.