Notícias

1 16/08/2017 23:10

Incluir emojis sorridentes, pensativos ou com corações, pode minar a informação que se está tentando passar e até ser um sinal de incompetência, de acordo com um novo estudo de pesquisadores da Universidade de Haifa e Amsterdam, de Negev, em Israel.
 
Deparar-se com um sorriso em textos de trabalho fez com que as pessoas tivessem uma impressão nada agradável de seus remetentes. O sorriso pode fazer ainda com que quem recebeu o e-mail sinta-se menos à vontade para compartilhar mais informações na resposta.

"Nossos resultados trazem evidências de que, ao contrário de um sorriso ao vivo, que traz essa sensação calorosa, os sorrisos (digitais) não aumentam as impressões de que a pessoa é calorosa, mas diminuem as percepções de competência", revela Ella Gilkson, uma das autoras do estudo e pós-doutoranda no Departamento de Administração da universidade. "Em emails formais de trabalho, um sorriso não é um sorriso", conclui.
 
Cientistas conduziram uma série de experimentos com 549 participantes, comparando com 29 países, segundo artigo publicado no periódico científico "Social Psychological and Personality Science".
 
Em um dos experimentos, foi pedido aos participantes que lessem e-mails de trabalho similares escrito por alguém que eles não conhecessem. Em seguida, eles deveriam avaliar o quanto aquilo lhe parecia afetuoso e profissional. Alguns textos tinham os sorrisos, outros, não.
 
A surpresa veio a seguir: descobriu-se que a inclusão de emojis sorrindo ou carcteres que imitem um sorriso não impactou a percepção de alguém caloroso, mas abaixou a percepção de competência.
 
"O estudo também descobriu que quando os participantes eram solicitados a responderem os e-mails de uma maneira formal, suas respostas eram bem mais detalhadas e incluíam mais conteúdos relacionados quando o texto não tinha o emoji sorrindo" explicou Glikson.
 
A pesquisa apontou ainda que os emails que tinham emojis foram vistos, em sua maioria, pelos entrevistados como escritos por mulheres.

O GLOBO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.