Notícias

1 27/07/2017 12:33

Faltam três dias úteis para o término do prazo de saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) – hoje, amanhã e segunda-feira - e 5 milhões de brasileiros ainda não retiraram o benefício. Sem a abertura das agências em horários ou dias especiais, quem tem direito ao benefício deve buscar o quanto antes as agências, correspondentes lotéricos  e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica. 

Trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos sem justa causa até o fim de 2015, nascidos em todos os meses podem realizar o saque. A documentação necessária varia de acordo com o valor e o tipo de saque. 
Quem deixou para a última hora ou está aguardando a regularização da sua situação deve ficar atento para não perder a oportunidade de retirar o dinheiro. Caso perca o prazo, o montante volta a ficar retido na conta do FGTS e só poderá ser resgatado em situações específicas como o tratamento contra o câncer ou ficar pelo menos três anos sem receber depósito de empregadores.
Balanço
Segundo a Caixa, foram pagos em todo país mais de R$ 42,8 bilhões, beneficiando 25,3 milhões de trabalhadores. O valor, pago até o dia 19 de julho, corresponde a 98,33% do total inicialmente disponível para saque, que era de R$ 43,6 bilhões.  Cerca de 88,73% dos trabalhadores, contemplados pela lei que liberou o saque das contas inativas, realizaram o resgate  no período.
O governo não prevê prorrogar a data para a liberação do saque, como afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O calendário para a retirada facilitada foi uma medida excepcional, com o objetivo de promover um alívio financeiro aos trabalhadores e o aquecimento da economia. Quem perder o prazo, só poderá realizar saques do FGTS nas situações previstas na legislação”, esclarece.
Dados de uma pesquisa recente do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostram que, pelo menos, 38% dos que sacaram os recursos das contas inativas usaram o dinheiro extra para quitar dívidas. 
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, quem ainda não sacou, também pretende utilizar o extra para o mesmo fim: colocar o orçamento em ordem. O percentual de 21% vai utilizar o dinheiro para quitar compromissos atrasados e 20% vão utilizá-lo para regularizar uma parte das pendências. 
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, antes de sair gastando é preciso definir as prioridades. “Analise todas as suas dívidas. Saiba o total, os juros, os prazos. Então priorize para pagamento as de serviços essenciais (como água, luz e aluguel) e sobre as quais incidem mais juros, como cheque especial e cartão de crédito”.
Para manter as contas no azul vai ser necessário renegociar. “Faça um diagnóstico financeiro, identificando todos os ganhos e gastos, para reduzir e até mesmo eliminar despesas antes de fazer a renegociação. Só então veja a possibilidade de usar o saldo inativo do FGTS”, acrescenta o especialista.

Correio 

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.