Notícias

1 19/04/2017 22:00

Após dois anos difíceis e desafiadores em termos de crescimento econômico, a economia brasileira deve retomar a trajetória de alta no segundo semestre deste ano. Essa foi a mensagem passada pelo economista do Santander, Rodolfo Margato, a pequenos e médios empresários que participaram de um evento promovido pelo banco nesta quarta-feira (19/4), no Fiesta Convention Center, em Salvador.

A palestra sobre empreendedorismo e macroeconomia faz parte do Programa Avançar, uma iniciativa não-financeira do Grupo Santander que tem como objetivo apoiar os pequenos e médios empresários no desenvolvimento e no crescimento dos seus negócios.

“Há sinais cada vez mais claros que estamos nesse momento de transição de ciclo, de uma recessão bastante acentuada em 2015 e 2016 para uma melhora a partir deste ano. A inflação está em queda e deve fechar abaixo da meta oficial de 4,5%, algo que não observamos nos últimos anos”, reforçou Margato. A taxa de juros, que já chegou a 14,25% e na projeção do banco deve cair para 8,5% até dezembro, também representa uma melhora das condições financeiras tanto para empresas quanto para pessoas físicas.

“O que a gente percebe é que o pior já ficou para trás. Daqui para frente a discussão é de quanto a economia brasileira vai crescer, e claro que isso depende muito do que vai acontecer em termos de ajuste fiscal e quadro político”, destacou o economista, acrescentando ainda que a oferta de crédito também deve aumentar a partir da segunda metade do ano. “Os sinais de estabilidade econômica levam os bancos a concederem crédito de forma mais confortável. A queda de juros é o principal motor para desobstruir os canais para liberação desse recurso”, completou.

O empresário Wilson Oliveira, da Bontempo Móveis, foi um dos clientes convidados pelo Santander para participar do encontro. “No momento atual da economia, essas informações são extremamente necessárias. Nos trouxe um parâmetro para que a gente possa traçar um norte para o futuro, com embasamento. O case de sucesso que também foi mostrado aqui nos ajuda a olhar para dentro das nossas empresas e buscar esse desenvolvimento”.

Também presente na palestra, o empresário Sergio Rocha, do Depósito de Sofá, elogiou o Programa Avançar. “Essa preocupação do banco em oferecer outros produtos para nós empreendedores é muito importante. Apesar de termos acesso a muitas informações hoje, poucos são aqueles que sabem traduzir isso dentro do nosso contexto”, destacou.

Correio

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.