Notícias

1 27/03/2017 22:10

Pessoas que acordam à noite com um desejo de ir ao banheiro devem reduzir o sal em suas dietas, sugerem médicos japoneses. Em um estudo com mais de 300 voluntários, os pesquisadores da Universidade de Nagasaki descobriram que a ingestão reduzida de sal leva as pessoas a urinar menos.

A pesquisa acompanhou pacientes com alta ingestão de sal e problemas para dormir durante três meses, e então os pesquisadores sugeriram a diminuição do sal na dieta: em média, as idas ao banheiro diminuiram de duas para uma durante a noite — e de dia — melhorando também sua qualidade de sono.

O autor do estudo, Matsuo Tomohiro, disse que estudos maiores eram necessários para confirmar esta relação, mas os resultados podem oferecer ajuda para pessoas mais velhas:

"Este trabalho defende a possibilidade de que uma modificação simplesmente dieta pode melhorar significativamente a qualidade de vida de muitas pessoas"

Mais de duas idas ao banheiro à noite fazem com que o sono seja perturbado — o que pode levar ao estresse, cansaço e irritabilidade.

Algumas alterações hormonais acontecem à medida que envelhecemos, nos fazendo produzir mais urina durante a noite. Glândulas prostáticas masculinas também muitas vezes começam a crescer com a idade, e uma próstata aumentada pode pressionar no tubo que a urina passa antes de sair do corpo, aumentando a necessidade de urinar.

Mas não é só isso: o problema pode ser sintoma de uma doença mais grave, como diabetes, problemas cardíacos ou condições relacionadas ao sono, como apneia do sono.

O GLOBO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.