Notícias

1 25/03/2017 16:50

O infarto, também chamado de ataque cardíaco ou parada cardíaca, acontece quando o fluxo de sangue do músculo cardíaco é bloqueado, podendo matar o coração ou danificá-lo permanentemente. Ele está entre as doenças cardiovasculares que mais mata no mundo. No Brasil, o infarto é a principal causa de morte dentre as doenças cardiovasculares.

É possível prevenir o infarto – basta fazer acompanhamento com o cardiologista. Assim, identifica-se o risco de desenvolver a doença, prevenindo que ela aconteça.

A prevenção é feita com o check up médico anual, com exames de sangue, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, cintilografia e outros exames.

É muito importante frequentar o cardiologista anualmente. Sabe-se que um em cada três adultos morre por causa de doenças cardiovasculares. O diagnóstico precoce, porém, pode prevenir esses quadros e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Portanto, pessoas com predisposição genética ou histórico familiar de problemas cardíacos devem frequentar o consultório cardiológico a partir dos 30 anos de idade. Quem não sofre dessa predisposição pode iniciar os check ups anuais a partir dos 40 anos de idade.

Como são os principais exames cardíacos?

O primeiro exame cardíaco que o médico realizará em você, provavelmente, será dentro do próprio consultório dele. Trata-se do eletrocardiograma. Ele mede os batimentos cardíacos do paciente em repouso.

Mesmo que ele venha normal, é comum o cardiologista solicitar um teste ergométrico. Esse deve ser marcado em um laboratório, pois ele é feito em uma esteira e mede os batimentos cardíacos e as reservas cardíacas.

O ecocardiograma é outro exame importante. Trata-se do ultrassom do coração, que verifica se suas medidas estão normais.

Se algum desses exames apresentar um resultado diferente da normalidade, será necessário realizar outros exames, como a cintilografia e o cateterismo. Para o primeiro, é preciso injetar na veia um isótopo radioativo. Isso permitirá alta qualidade das imagens e o médico conseguirá analisar se existem pontos obstruídos.

O cateterismo é um exame um pouco mais complicado, em que é necessário passar um cateter nas artérias coronárias e injetar contraste. Em seguida, as imagens mostrarão toda a vascularização do coração.

Existem ainda as Tomografias Computadorizadas das artérias coronárias. São como raios x tirados em 3D, que possibilita que o médico verifique as artérias por completo. Esse exame pode substituir o cateterismo em alguns casos, pois é mais seguro que ele e não é invasivo.

Dicas para prevenir o infarto

Seus hábitos de vida influenciam na saúde do seu coração e na sua qualidade de vida.

Para prevenir o infarto agudo do miocárdio, siga as dicas do especialista do IMEB, Renato Barra:

1. Pare de fumar. O tabagismo faz mal para diversos órgãos. Entre eles, o coração.

2. Controle sua pressão arterial. Se você sofre de hipertensão, não deixe de tomar seu medicamento no dia a dia.

3. Controle seu colesterol, ou seja, sua taxa de gordura no sangue. Mantenha uma dieta saudável e pratique exercícios físicos.

4. Se você sofre com diabetes, consulte seu médico regularmente e evite comer alimentos que aumentem a taxa de açúcar no sangue. Tome sua medicação no dia a dia.

5. Pratique atividade física regularmente. O sedentarismo é prejudicial à vida.

6. Mantenha seu peso ideal – sempre de acordo com sua idade e estatura. Evite engordar e emagrecer direto.

7. Evite comer frituras e gorduras. Alimentação saudável é amiga do coração.

8. Não beba. As bebidas alcoólicas fazem mal e precisam ser consumidas moderadamente.

9. Controle seu estresse e sua ansiedade.

10. Consulte um cardiologista anualmente.

Dino

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.