Notícias

1 22/02/2017 00:40

Com a chegada do Carnaval, os foliões capricham nas fantasias e se preparam para curtir a maratona de festas. Mas além das roupas, brilhos e serpentinas, quem for aproveitar a programação carnavalesca deve ter atenção redobrada com a alimentação para esta época do ano, que coincide com as altas temperaturas do verão, contribuindo para a proliferação de vírus e bactérias que podem causar intoxicação alimentar. Ela ocorre, justamente, ao ingerir alimentos ou água contaminados, gerando diarreia, vômito, dor de cabeça, cansaço extremo, fraqueza e desidratação.

O cirurgião geral do Hapvida Saúde, Tarcísio Carneiro, alerta que quando a refeição é feita na rua, o maior risco de contaminação está no armazenamento da comida. “Alguns vendedores ambulantes não contam com refrigeradores e fazem o manuseio dos alimentos com higiene precária. Quem trabalha com alimentos precisa sempre lavar as mãos, pois a contaminação pela bactéria estafilococos é uma fonte de infecção intestinal grave”, alerta o médico.

Além disso, o médico esclarece que os alimentos mais suscetíveis a esse problema são os de origem animal, pois são mais vulneráveis. “Carnes, frango e ovos, por exemplo, já vêm com bactérias, mas é a forma do armazenamento que faz com que elas se multipliquem e causem doenças. A contaminação pode acontecer dentro do supermercado ou em casa, devido a refrigeração inadequada”, explica Carneiro.

Portanto, é preciso também ter atenção ao cozinhar em casa e não apenas no que é ingerido na rua. “Um grande problema de contaminação é dentro das casas, devido ao manuseio inadequado e ao armazenamento dos alimentos. A refeição pronta, que fica fora da geladeira por mais de duas horas, precisa ser fervida novamente antes da ingestão, pois pode conter bactérias, fungos, toxinas, vírus e causar um surto de infecção intestinal”, orienta o médico.

10 dicas de alimentação no Carnaval:

1. Tomar um café da manhã reforçado.

2. Manter o corpo sempre hidratado.

3. Intercalar o consumo de álcool com água ou suco natural.

4. Comer a cada três horas.

5. Evitar carnes e lanches gordurosos.

6. Não se alimentar em locais com higiene inadequada.

7. Evitar alimentos que estragam com facilidade, como maionese.

8. Uma alternativa aos alimentos vendidos na rua, é apostar em barras de cereais, biscoito e frutas.

9. Alimentos como açaí, banana, amendoim, cereais e tapioca ajudam a dar uma energia extra.

10. Sorvete de fruta é uma boa opção para refrescar no calor.

Notícias ao Minuto

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.