Notícias

1 31/08/2016 23:00

Homens que vão para a cama mais cedo podem ter um risco mais alto de problemas cardíacos, com uma chance mais alta de ter pressão alta e provavelmente vão dormir mal, afirma um novo estudo.

O estudo de pesquisadores japoneses avaliou 2.400 homens adultos e descobriu que, em média, os que homens com pressão alta vão dormir 18 minutos mais cedo que os saudáveis. O trabalho, apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, nesta semana, em Roma, também mostra que dormir não ajudou a diminuir a pressão alta, com os pacientes dormindo mal.

"Dormir cedo foi associado a pressão alta em todos os casos, independente de todos os outros fatores. Também pode afetar o relógio biológico", prejudicando o descanso, afirma o pesquisador Nobuo Sasaki, do Conselho de Vítimas da Bomba Atômica de Hiroshima (que, apesar do nome, hoje também faz outras pesquisas médicas).

O pesquisador Ryoji Ozono resume a questão:

"Se você dorme cedo, se sentindo muito cansado, pode ser um sinal que tem hipertensão. Mas mesmo assim, isso não vai te ajudar a tratar a sua pressão".

Em média, os pacientes com pressão alta avaliaram seu sono como ruim. Já os com pressão normal, que dormiam mais tarde (e geralmente menos) tinha um sono um pouco melhor. O mesmo padrão não foi detectado nas mulheres.

Entretanto, se você acha que tem pressão alta, especialistas dizem que a melhor coisa a fazer é consultar o seu médico.

"O estudo diz que se você dorme alguns minutos antes que o normal, pode ter pressão alta. É verdade que muita gente tem pressão alta sem saber. O melhor conselho que podemos dar é simples: cheque sua pressão com frequência e vá a um clínico geral não apenas para ver a sua pressão mas para conferir outros problemas", disse ao jornal britânico The Sun o professor Jeremy Pearson, diretor médico da Fundação Britânica do Coração.

O GLOBO

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.