Notícias

1 31/05/2016 23:20

Durante a correria do dia é comum não se concentrar e deixa muita coisa importante passar despercebida. Para quem precisa melhorar a concentração, a neurociência dá algumas dicas sobre o funcionamento do cérebro e ensina algumas maneiras de como melhorar a sua capacidade de concentração no trabalho e nos estudos.

1- Escute música

Além de bloquear ruídos do ambiente, ouvir música pode ajudar a trazer relaxamento e concentração. Antes de montar a sua playlist, não escolha nada que você adore - ou deteste. Pesquisadores de Taiwan descobriram que sentimentos excessivamente positivos ou negativos pela "trilha sonora" tiram o foco do trabalho. O melhor a fazer é escolher músicas às quais você seja um tanto indiferente.

2 - Movimente-se

Fazer exercícios físicos regularmente não é importante apenas para ter uma vida mais longa e saudável. De acordo com um estudo da University of Illinois, a prática aeróbica pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória.

3- Escreva à mão

Na era da tecnologia é comum esquecer o papel e a caneta. Mas existe uma grande vantagem em anotar suas ideias usando o velho método.

Segundo pesquisadores das universidades de Princeton e da Califórnia, quem escreve informações à mão tem mais facilidade de compreendê-las e memorizá-las do quem as digita. O motivo? O processamento de dados ocorre de forma mais superficial ao se usar o teclado, diz o estudo.

4- Descanse

Segundo especialistas, nosso cérebro consegue se fixar num único objeto por no máximo uma hora. Após esse prazo, o mais indicado é fazer uma pausa de até dez minutos para levantar e tomar um café. Ingerir cerca de 230 mL de café diminui a suscetibilidade às distrações, dizem pesquisadores austríacos.

5 - Meditação

Em tempos de excesso de informações e estímulos, esvaziar a mente pode ser difícil - mas os benefícios são imensos para a suas funções cognitivas.

6- Durma bem

Pessoas que dormem pelo menos sete horas por noite têm atividade cerebral significativamente superior à daquelas que passam menos tempo na cama, afirmou o médico norte-americano Daniel Amen à revista Men's Health.Tirar sonecas também pode ajudar a concentração durante o dia.

iBahia

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.