Notícias

1 25/05/2016 23:30

Amanhã, quinta-feira, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data importante para esclarecer as especificidades deste mal que atinge cerca de 300 mil pessoas na Bahia e 70 milhões em todo mundo. Por ser assintomático na maioria das vezes, o glaucoma causa dano irreversível e silencioso do campo de visão, o que quer dizer que o paciente com a doença, a segunda maior causa de cegueira no mundo,  tem chance significativa de ficar cego. 

Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada com medicação ou cirurgia. Para tanto, o diagnóstico e tratamento rápidos são fundamentais. “O glaucoma é uma doença do nervo óptico que não apresenta sintomas em sua fase inicial. À medida que o dano se agrava, o paciente pode perceber restrição de campo, causando cegueira nos casos muito avançados. As crises de glaucoma agudo podem apresentar muita dor, baixa súbita de visão, náuseas e vômitos”, explica Mônica Mayoral, oftalmologista especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, que integra a equipe do ambulatório do Hospital Geral Roberto Santos.

Para a médica Cristine Sampaio, oftalmologista do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha - também especialista no tratamento da doença, o fator hereditário é muito importante na detecção do problema. “Pessoas com pai, mãe, parentes com a doença devem consultar o médico uma vez por ano, bem como que tem mais de 40 anos. O diagnóstico precoce pode evitar o avanço do glaucoma, que só pode ser detectado através de exames”, diz. 

 Altos míopes, diabéticos, afrodescendentes e pessoas com a pressão intraocular elevada são, segundo a médica, os mais propensos a desenvolver glaucoma. Para diagnosticar a doença, os pacientes com suspeita devem realizar, além do exame oftalmológico completo, com aferição da pressão intraocular e fundoscopia, a paquimetria, campimetria, retinografia simples, tomografia de coerência óptica (OCT), curva tensional e gonioscopia.

Conforme a oftalmologista Cristine Sampaio o tratamento inicial para pessoas com glaucoma em fase primária é à base de colírios. “Na maioria das vezes se consegue controlar o avanço da doença. Em situações aguda é necessário a aplicação de laser para baixar a pressão ocular e, em último caso, se recomenda a cirurgia, quando diversas técnicas podem ser aplicadas, de acordo com cada paciente”, explicou. Ainda segundo a médica, traumas e medicações também podem provocar o glaucoma.    

Já a oftalmologista Mônica Mayoral alerta para alguns mitos reverberados pela população que podem atrapalhar o tratamento do paciente com glaucoma: “Costumam dizer que existem exercícios oculares que curam o glaucoma. Isso é muito grave, porque todas as pesquisas realizadas no mundo apontam como sendo uma doença incurável. Então, alguns pacientes param o tratamento acreditando nesses exercícios, e a doença progride mais veloz quando não controlada com a medicação. Outro mito é que a cirurgia de glaucoma cega. Pode ocorrer de alguém ficar cego após a cirurgia, mas é muito raro e acontece quando a doença já está em um estágio avançado. Mesmo sem cirurgia, há possibilidade de ocorrer a baixa de visão. Em casos assim, conversamos muito com o paciente e sua família para que eles estejam cientes de todas as possíveis consequências da cirurgia e da doença”.

No estado, os cidadãos podem contar com atendimento gratuito no  ambulatório de glaucoma do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Com funcionamento as quintas e sextas-feiras, a unidade tem uma equipe de quatro especialistas quer atendem os pacientes encaminhados após avaliação no departamento de oftalmologia geral do hospital. Feita a avaliação no setor de glaucoma, se diagnosticada a doença, dá-se prosseguimento ao tratamento mais indicado para cada caso. Para marcar a passagem da data, o Shopping Center Lapa e a Oftalmoclin estão oferecendo exames gratuitos para a detecção da doença. A ação foi realizada ontem e será hoje (25), das 09h às 18h, no Espaço Conforto, no 2º piso do shopping. 

Por sua vez, até o dia 28 de maio, das 9h às 22h, no Salvador Shopping, o Hospital  DayHORC realizará a campanha: GLAUCOMADAY – Cegueira, Tô Fora. A ação de utilidade pública tem como objetivo conscientizar a população em geral sobre a importância da detecção precoce, sintomas e riscos dessa doença tão perigosa e que provoca a cegueira irreversível se não diagnosticada e tratada corretamente.

Tribuna da Bahia

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.