Notícias

1 08/01/2016 00:40

Cada vez mais, médicos de diferentes especialidades e países vêm relatando os prejuízos na saúde ocasionados pelo uso excessivo de tablets e smartphones por crianças e adolescentes. Além dos problemas musculares nas mãos e oculares, as dores nas costas vêm ganhando destaque nos consultórios médicos como uma das principais queixas entre os jovens.

Segundo o neurocirurgião Dr. Vinicius Benites, da Unifesp, estudos brasileiros que avaliaram crianças demonstram que a prevalência de dor nas costas varia de 32 a 57% entre 7 e 14 anos. “Observa-se que as meninas possuem maior incidência do que os meninos. Os fatores mais importantes relacionados com a dor nas costas de crianças são a idade e o índice de massa corporal. Ou seja, quanto mais próximo de 14 anos e quanto maior o índice de massa corporal (obesidade infantil), maior será a prevalência de dor nas costas”, diz.

No entanto, Benites destaca que esta geração tem usado de forma prolongada os tablets e smartphones e assim, muitos jovens deixam de praticar atividades físicas prejudicando ainda mais a saúde da coluna. As tecnologias também contribuem para que a coluna fique por menos tempo em uma posição neutra. Ao adotar posturas viciosas, e isso inclui ficar olhando para baixo continuamente para celulares ou tablets, haverá tensão nas estruturas de sustentação do corpo como músculos, ligamentos e a coluna.

“Se o indivíduo não tiver um condicionamento muscular adequado, ou se ele tiver uma predisposição genética para desenvolver dores nas costas, então essa postura viciosa contínua será suficiente para desencadear um quadro de dor nas costas, seja na lombar, seja no pescoço”, explica Benites.

O neurocirurgião conta que a recomendação, principalmente agora que os jovens estão de férias, é de sempre estimulá-los para a prática de atividades físicas e diminuir o tempo deles em smartphones e tablets, para um maior relaxamento das estruturas da coluna. “Não há um limite de horas recomendado pela literatura, mas a partir de 30 minutos na mesma posição, os problemas podem começar”, ressalta.

CR Comunicação

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.