Notícias

1 05/05/2015 21:58

Pelo menos 100 mil pessoas tiveram o título de eleitor cancelado. Nesta segunda-feira, 4, foi o último dia para justificar a ausência nas eleições do ano passado e 140,5 mil eleitores estavam em situação irregular no estado.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), somente 3.163 títulos foram regularizados nesta segunda, conforme balanço realizado até o final da manhã. Salvador foi a cidade onde mais eleitores compareceram aos postos: 954, segundo este mesmo balanço parcial.

A assessoria de comunicação do TRE informou que 2,25% é a média histórica de comparecimento para regularização de títulos. Em muitos casos, informou o tribunal, trata-se de eleitores já falecidos, cujas informações de óbito não chegaram às zonas eleitorais.

Os eleitores podem, entretanto, a partir de desta terça-feira, 5, regularizar a situação eleitoral. É necessário ir à zona eleitoral, munido com carteira de identidade e comprovante de residência, e pagar multa de R$ 3 por turno em que não tenha votado - os eleitores que se declararem pobres ficam isentos da multa.

Restrições

O eleitor que tiver o título cancelado fica impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso público ou tomar posse no respectivo cargo e renovar matrícula em instituições de ensino, dentre outras restrições.

O movimento nesta segunda na sede do TRE, no CAB, foi tranquilo, mas os eleitores presentes reclamaram da falta de informações sobre o prazo para regularização. O TRE informou que fez campanhas nas redes sociais informando os prazos.

 

 A TARDE

Rua Tiradentes, 30 – 4-º Andar – Edf. São Francisco – Centro - Santo Antônio de Jesus/BA. CEP: 44.571-115
Tel.: (75) 3631-2677 - A Força da Comunicação.
© 2010 - RBR Notícias - Todos os direitos reservados.